O Ministério da Educação mantém a previsão para construção de novas quadras esportivas e de cobertura de várias existentes em Mato Grosso por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC 2). Ao todo, são 12 construções já aprovadas e em andamento, 39 propostas de construção e, outras 54 propostas de cobertura que estão aguardando as liberações. Atualmente, Mato Grosso conta com 67 escolas sem quadras, 271 com o espaço coberto e, outras 142 com quadras descobertas.
De acordo com o Mapa da Expansão, entre as propostas de construções estão relacionadas cidades como Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande, Primavera do Leste, Sorriso, Alta Floresta e Lucas do Rio Verde, por exemplo. Já nas propostas apenas de cobertura, além das cidades já mencionadas, há ainda Nova Canaã do Norte, Peixoto de Azevedo, Tapurah, Vera, Juara, Juína, Sapezal, Pontes e Lacerda e, algumas outras.
O mapa aponta também que, entre as quadras aprovadas e em desenvolvimento estão localizadas em Cuiabá e em Sinop. Nesta última, já estão sendo atendidas as escolas Ana Cristina de Sena, Maria Amaro de Souza, Sadao Watanabe e Jurandir Mesquita, cujos convênios foram assinados em março. Estas unidades estão entre as 750 aprovadas em todo o país somente neste ano.
Os trabalhos fazem parte do plano de ampliação da rede de creches e pré-escolas, além da construção e cobertura das quadras esportivas do Plano Nacional de Educação (PNE), anunciados na última semana pela presidente Dilma Rousseff. No país, está previsto a edificação de 6.116 quadras e cobertas outras cinco mil até 2014.