PUBLICIDADE

Ministério oficializa criação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) publicaram hoje a portaria que oficializa a criação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde. De acordo com o documento oficial, o campus fora de sede ficará temporariamente na Escola Municipal Olavo Bilac, disponibilizado pela prefeitura.

“Hoje tivemos a publicação, pelo MEC, do credenciamento da UFMT em Lucas do Rio Verde. Este foi o último ato formal para a implementação definitiva do campus no município. Isso representa a concretização de um sonho da população luverdense e da gestão pública, que se empenhou por muitos anos para alcançá-la. Mais do que isso, é oferecer aos nossos jovens a oportunidade de cursar um Ensino Superior público e de qualidade em uma Universidade Federal sem precisarem sair da cidade. Dessa forma, os luverdenses encontrarão no nosso município todas as condições para construir um futuro promissor e contribuir com o desenvolvimento de Lucas”, ressaltou o prefeito, Miguel Vaz.

Inicialmente, serão ofertados quatro cursos de graduação: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras (Português e Inglês), escolhidos de forma estratégica para atender às demandas do mercado e às vocações econômicas da cidade e região. “É um momento de muita alegria saber que nossos estudantes luverdenses poderão permanecer na cidade e cursar uma universidade pública. Agora, aguardamos os próximos procedimentos para que, em 2026, as aulas já possam acontecer no campus de Lucas”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Em 2025, a implementação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde avançou de forma significativa, impulsionada por uma sequência de ações articuladas pela gestão municipal, junto ao Ministério de Educação (MEC) e à Universidade. Em abril, o Termo de Autorização para a criação do campus foi assinado em cerimônia realizada no município, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.

No início de maio, o prefeito esteve em Brasília para reunião com a reitora da instituição, Marluce Souza e Silva, e o diretor da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), professor Marcus David, reafirmando o compromisso do município em garantir a infraestrutura necessária para o início das atividades acadêmicas em 2026, incluindo recursos para manutenção, água, energia, mobiliário e a cessão de seis técnicos, um para cada curso e um para a direção-geral.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria de Educação fixa data para contratação de servidores ‘Papes’ em MT

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso divulgou...

Escola Monteiro Lobato será fechada em Sinop

A prefeitura informou, ontem, que a escola municipal Monteiro...
PUBLICIDADE