PUBLICIDADE

MEC deve vistoriar cursos de pedagogia no Nortão

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação selecionou 60 instituições de ensino superior que oferecem cursos de pedagogia e de normal superior e estão sujeitas a processo de supervisão. A medida tem como base o processo-piloto iniciado em outubro de 2007 com os cursos de direito — 29 instituições já assinaram termo de compromisso para melhorar a qualidade dos cursos. Outras 51 instituições, que obtiveram conceitos insuficientes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Índice de Desempenho Desejável (IDD), passam por processo de supervisão. Elas devem apresentar ao MEC diagnósticos e medidas saneadoras.

Das instituições, oito estão em Mato Grosso. Entre elas a Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT – de Colíder e Diamantino. Também estão na lista de Rondonópolis, Varzea Grande e duas de Cuiabá. Os 49 cursos de pedagogia e os 11 de normal superior com os conceitos Enade e IDD 1 e 2 vão se manifestar para que a comissão de supervisão da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) avalie cada caso e defina as medidas a serem adotadas.

“O MEC deve garantir o padrão de qualidade do ensino, seja pela correta aplicação do Sinaes (Sistema de Avaliação da Educação Superior), seja pelos processos de supervisão, sempre que necessários”, disse. Para Mota, cabe à SESu instaurar procedimento de supervisão para sanear possíveis deficiências detectadas nos cursos de graduação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE