A Assessoria Pedagógica, juntamente com a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Sorriso, está com inscrições abertas até 10 de junho nas escolas estaduais e municipais para alfabetização de jovens e adultos.
O Ministério da Educação tem como uma de suas metas prioritárias assegurar a todos os brasileiros de 15 anos e mais que não tiveram acesso à escola ou dela foram excluídos precocemente, o ingresso, a permanência e a conclusão do ensino fundamental com qualidade.
Para a oferta da educação de jovens e adultos, modalidade da educação básica, o MEC articula-se com estados, municípios e sociedade civil organizada.
O MEC está implementado um conjunto de ações para a ampliação da oferta, para recuperação e melhoria da escola pública e para valorização do professor, tais como: apoio técnico e financeiro aos sistemas de ensino e elaboração e distribuição de material didático.
A matrícula de jovens e adultos cresceu nos últimos anos, impulsionada pela necessidade de melhorar o nível de escolaridade da população. Para dar conta dessa demanda — 65 milhões de jovens e adultos brasileiros não concluíram a Educação Básica — tornou-se urgente formar professores especializados.