Período de matrículas na rede municipal de educação da Capital inicia no dia 26 de novembro e a previsão da Prefeitura é que as filas de pais voltem a contornar as unidades. A demanda reprimida está principalmente na educação infantil, que vai da creche à pré-escola. Em torno de 20 mil crianças entre 0 e 3 anos de idade estão sem oferta de vaga em unidades de Cuiabá.
As 48 creches e 3 Centros de Educação Infantil (CEI) da Capital atendem 5.880 mil crianças de 0 a 5 anos de idade. As instituições filantrópicas recebem a demanda de 2,7 mil e as privadas mais 3 mil alunos. Ao todo, cerca de 12 mil crianças são atendidas atualmente, mas este número é inferior as 32 mil existentes nesta faixa etária conforme o Censo de 2010.
Até o final do ano serão 4 novos Centros de Educação Infantil (CEI) inaugurados, no Liberdade, Pedra 90, Passaredo e Paiaguás. Entre 2013 e 2014 serão mais 19 unidades lançadas dentro do Plano de Ações Articuladas (PAR) que prevê ao todo 42 CEIs em Cuiabá. O recurso para as obras parte do Ministério da Educação (MEC) que tem como meta garantir o acesso à educação infantil a, no mínimo, 50% da população na faixa etária até 2022.
Diretor de gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME), Gilberto Fraga Melo prevê que os novos CEIs em construção alcancem a meta prevista do MEC em 2 anos e criem mais 5 mil vagas. Mas admite que vai demor muitos anos para chegar à universalização, mesmo com a construção de novas unidades. A situação de deixar muitas famílias de fora da rede é inevitável e Gilberto orienta as escolas a ofertarem as vagas de forma a não constranger os pais. Em virtude da demanda, todos os anos pais costumam acampar em torno das unidades com objetivo de garantir uma vaga ao filho.
Gilberto explica que apenas há 6 anos o ensino infantil passou a ser direito universal às crianças na faixa etária de 0 a 5 anos. No início da oferta de vagas pelo sistema educacional apenas as mães com vínculo empregatício tinham a oportunidade de matricularem os filhos. A necessidade social deste ensino para o desenvolvimento das crianças surgiu ao longo dos anos e criou a demanda reprimida hoje existente, diz o diretor.
As matrículas iniciam na educação infantil e fundamental da rede de ensino em Cuiabá em 26 de novembro e seguem até enquanto houver vagas. Nas 9 séries que compõe o fundamental a ausência de vagas pode surgir em unidades específicas, como o Pedra 90. Neste caso, diante da falta de uma cadeira o aluno precisa se deslocar até o Centro, por exemplo, para estudar.
Recomendado pelo MEC é que o estudante esteja matriculado em uma escola a até 2 quilômetros de distância e sem barreira física, como travessia de avenidas e rios.
Preferência – Em busca de uma escola para os filhos gêmeos, a socióloga Juciney Lara, 42, dá importância à qualidade e proximidade de casa. Mansueto e Manayara, de 6 anos, estudam até dezembro na Escola Municipal Juarez Sodré, no Araés. A unidade é elogiada por vários pais, que fazem a propaganda para outros e a tornam disputada durante o período de matrícula.
O currículo pedagógico prevê salas de ambiência, que permitem a rotatividade frequente das turmas pelas salas para a realização das atividades de educação física, informática, brinquedoteca e alfabetização. Quando o aluno chega à unidade ele se guia para a sala onde terá atividade pela cor designada para a turma. Este ano 350 crianças foram matriculadas na escola, que é preferida ainda por não atender turmas de maiores faixa etárias.
Controle e cuidado com os filhos atraem os pais para a unidade diz a secretária da escola Elizabeth Rezende Fortes Ribeiro. Em 2011, foi aberta 1 turma de Jardim 2 para receber crianças de 3 anos, o que tem aumentando ainda mais a demanda. Este público deveria ser atendido em uma creche, mas a existente no bairro não consegue atender a todos.
Ano passado 30 crianças ficaram em fila de espera na Escola Juarez Sodré e este ano deve aumentar. Com frequência, Elizabeth tem atendido telefonemas de pais questionando sobre o início da matrícula e se precisará madrugar. Alguns já se adiantaram e afirmaram que irão acampar para tentar garantir uma das 23 cadeiras para os filhos. Proximidade da unidade com empresas favorece a demanda. No caminho do trabalho pais e mães procuram uma creche em que possam deixar e buscar no retorno os filhos.
Auxiliar de escritório Verônica Gaspar da Silva Medina, 40, aguarda a data para fazer a matrícula da filha Emanuelly, 6. Após ter cursado até o fim o estudo no Juarez Sodré a mãe matriculará a menina na Escola Municipal Ezequiel de Siqueira, também localizada no Araés. O colégio fica próximo da empresa onde Verônica trabalha e a família reside. O início do ano letivo para Emanuelly e os demais estudantes da rede municipal da Capital está marcado para 4 de fevereiro de 2013.
Estado – A rematrícula nas escolas estaduais, que ofertam ensino fundamental e médio, segue até o dia 23 de dezembro. Até o dia 21 os estudantes terão o direito de obter as notas nas disciplinas para saber se irão passar de ano ou reprovar. Estes alunos têm a matrícula automática e precisam apenas confirmar a rematrícula.
O período para realização das novas matrícula, a partir das vagas remanescentes disponíveis nas escolas, iniciará no dia 16 de janeiro de 2013 e segue até o dia 23 do mesmo mês. Expectativa do governo estadual é ampliar em 10% a oferta de vagas conforme o aumento populacional e migração de famílias para Mato Grosso. De 2011 para 2012 a oferta de matrículas foi ampliada de 430 mil para 450 mil.
As 65 vagas nas 2 creches mantidas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a Nasla Joaquim Aschar e Maria Eunice, já foram preenchidas. As aulas iniciam no dia 4 de fevereiro de 2013.