PUBLICIDADE

Matrículas na rede estadual em Mato Grosso não tem data para terminar

PUBLICIDADE

A matrícula para novos alunos nas 720 escolas estaduais de Mato Grosso começa no dia 3 de janeiro e só termina com o preenchimento das vagas. A expectativa é que mais de 450 mil estudantes sejam matriculados no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) no próximo ano. O número representa um acréscimo 4,4% na quantia de matrículas do ano passado, que foi 431 mil. Os alunos que já estão matriculados na rede estadual e vão ficar na mesma unidade têm até o dia 31 de dezembro para confirmar a vaga.

Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Educação prevê que a quantidade de inscrições para o ano letivo de 2011 seja semelhante ao registrado este ano, cerca de 52 mil matrículas para Educação Infantil e Ensino Fundamental. A matrícula iniciou em 2 dezembro nas 88 escolas municipais, sendo que o término está marcado para 11 de fevereiro de 2011, 3 dias antes do começo do ano letivo.

A representante da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar, Conye Maria da Silva Bruno, explica que as vagas são ofertadas conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Censo Escolar, que foi publicado no Diário Oficial da União há 2 dias. Ela relata que os problemas com as matrículas são pontuais e geralmente causados pelos pais, que elegem uma unidade como sendo ideal e acabam aumentando a procura em um local e deixando os demais com vagas sobrando.

Durante o período de matrículas, os responsáveis que tiverem qualquer obstáculo devem procurar o órgão, que segundo Conye, procura uma escola perto da casa do aluno e que possa recebê-lo. Ela lembra que a educação fundamental é obrigatória e o município tem que ajustar a demanda e cumprir com a lei.

Entre os dias 16 e 30 de novembro, as escolas municipais fizeram o processo de rematrícula, que é a renovação do cadastros dos alunos atuais, sendo que no dia 2, a matrícula foi aberta para novos alunos. As pessoas interessadas devem procurar a unidade com o atestado de transferência (quando o aluno vem de outra instituição), certidão de nascimento e foto 3×4. Os pais ou responsáveis devem estar presente para assinar os papéis necessários. Entre alunos da rede municipal e estadual, Cuiabá têm aproximadamente 100 mil estudantes.

Várzea Grande – As matrículas da rede municipal de Várzea Grande começaram no dia 17 de dezembro e acabam em 21 de janeiro de 2011. A assessora técnica educacional Fátima Rosana Farias afirma que a Secretaria Municipal de Educação prevê cerca de 23 mil matrículas, mas as escolas estão preparadas para atender 25 mil estudantes.

O processo de renovação de matrículas começou no dia 14 de dezembro e será encerrado no dia 30 de dezembro.

As escolas municipais atendem a Educação Infantil e Ensino Fundamental no área urbana e também zona rural.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE