Parte das escolas estaduais que aderiu ao movimento grevista e encerrou o ano letivo entre janeiro e fevereiro, fará matrículas para alunos na segunda (11) e terça-feiras. A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) informa que para a matrícula dos alunos do II e III Ciclo de Formação Humana, Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio, o sistema SigEduca solicitará a inserção do CPF (cadastro de pessoa física) no cadastro dos alunos.
“Como estamos em um ano letivo atípico, em virtude da greve do ano passado e da reposição de aulas, contamos com um total de doze calendários diferenciados, mas a Seduc garante o cumprimento dos 200 dias letivos, com o mínimo de 800 horas aulas a todos os estudantes”, explica a coordenadora de Planejamento e Monitoramento da Gestão Escolar do órgão, Alcimária Ataídes da Costa.
Havendo disponibilidade de vagas, explica a coordenadora, as matrículas poderão ser feitas em qualquer unidade escolar no decorrer de todo o ano. “Basta que exista disponibilidade e esse aluno será inserido em uma das turmas já existentes”.
Ela frisa que, apesar dos calendário diferentes considerando o período de reposição de aulas de cada unidade, o ano letivo de 2014 será encerrado em todas as 744 escolas na mesma data, dia 22 de dezembro. Seguindo a mesma premissa, o recesso de meio do ano ficou fixado também para todas as escolas no período de 27 de junho a 11 de julho. “Todos os professores terão ainda garantidos os 15 dias de recesso durante o mês de junho”.
Em Sinop, por exemplo, 11 das 17 escolas estaduais aderiram ao movimento grevista. Na capital, a adesão foi de aproximadamente 80% das escolas.