PUBLICIDADE

Mato Grosso sediará simpósio de geologia do Centro-Oeste

PUBLICIDADE

O Estado de Mato Grosso vai sediar o 11º Simpósio de Geologia do Centro-Oeste. Com o tema central “Entendendo o Planeta para Construir Novos Caminhos para Sociedade”, o evento será realizado no período 26 a 29 de julho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 1º de junho.

Além das conferências e palestras, serão realizadas mesas-redondas, minicursos, sessões técnico-científicas e apresentação de pôsteres. Um dos objetivos do IX Simpósio é discutir a importância da geologia na história passada e presente da região Centro-Oeste. Serão apresentados os resultados das pesquisas científicas produzidas nas universidades brasileiras e estrangeiras. A proposta é reunir os profissionais brasileiros para debates técnicos, políticos e científicos e dar oportunidade aos participantes de conhecer áreas geologicamente importantes como a Chapada dos Guimarães e o sudoeste do Cráton Amazônico.

Nos dias 25 e 26 de julho serão realizados seis minicursos, com 30 vagas cada. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 50,00, para estudantes, e de R$ 100,00, para profissionais. Os minicursos serão sobre os seguintes temas: “Depósitos de ouro associado a processos hidrotermais”, com Márcia Abraão Moura (IG-UNB); “Anatomia de orógenos”, com Fernando Flecha Alckimin (DGEO-UFOP); “Geologia isotópica”, com Moacir Macambira (IG-UFPA); “Processos geológicos em Geologia de Engenharia”, com Antonio Manoel dos Santos Oliveira (UnG); “Introdução ao ArcView”, com Shozo Shiraiwa (IF-UFMT); e “Curso de atualização em Direito Minerário”, com Frederico M. Machado (DNPM- Brasília).

As conferências e palestras serão sobre os seguintes temas: “Fronteiras do conhecimento em geologia”, com Umberto G. Cordani; “O Pré-cambriano do oriente boliviano”, com Gerardo Ramiro Mattos Salinas (Universidad Mayor de San Andrés – La Paz – Bolívia); “Geopolítica dos recursos minerais”, com Eduardo Lucas ou Berta Ribeiro; “Arco magmático de Goiás”, com Marcio Martins Pimentel (UNB); “Geologia de Engenharia no Brasil”, com Álvaro Rodrigues dos Santos, consultor independente; “As fronteiras do conhecimento em Geologia”, com Umberto Cordani (IG-USP); “Tendências e perspectivas da Geologia de Engenharia no Brasil”, com Álvaro Rodrigues dos Santos, consultor; e “Granitos tipo A e granitos rapakivi: conceitos, classificações e distribuição no Cráton Amazônico”, com Roberto Dall”Agnol (UFPA).

O simpósio é promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Geologia Núcleo Centro-Oeste.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE