Técnicos da Educação de Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso se reuniram com representantes do Ministério da Educação, ontem, para estabelecer estratégias de formação dos avaliadores educacionais que irão monitorar a execução dos Planos Municipais de Educação.
A região Centro-Oeste é a primeira a realizar a habilitação dos avaliadores, que acontece entre quarta (2) e sexta-feira (4), na Escola de Governo. O secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, esclarece que o acompanhamento dos Planos é uma ação fundamental para o alcance de metas da Educação no âmbito municipal, e estadual e federal.
Os técnicos dos quatro estados selecionados para participar da formação devem orientar a avaliação no cumprimento de metas estabelecidas no Plano de Educação, além de assessorar cada localidade de acordo com os objetivos e ferramentas disponíveis. O intuito é criar condições para que os municípios possam, com o apoio técnico da Seduc e MEC, aferir a efetividade do que foi planejado.
O trabalho de formação é realizado por coordenadores estaduais e a equipe de Cooperação e Planos de Educação do MEC liderada pelo diretor Geraldo Grossi Junior. De acordo com Grossi Junior, a proposta é garantir a cultura de planejamento na Educação. “Com o trabalho integrado desenvolvemos a tecnologia para melhorar o monitoramento e avaliação da Educação Básica. O monitoramento periódico demonstrará se estamos alcançando a meta ou se é necessário redimensionar às políticas públicas da Educação”.
Os técnicos e supervisores que compõem a rede de assistência técnica para a adequação ou elaboração dos Planos, e irão atuar como avaliadores estaduais, foram indicados pelo União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Conselho Nacional de Secretários de Educação. A quantidade de técnicos educacionais destinada é definida de acordo com o número de municípios em cada estado. Em Mato Grosso, cinco profissionais ficarão responsáveis por cerca de 25 municípios cada um.
O Plano Nacional de Educação determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional por um período de dez anos (2014/2024). Em Mato Grosso, todos os municípios desenvolveram o plano respeitando o prazo. No país, quatro estados e 90 municípios ainda estão em fase de elaboração do documento.
Os técnicos do MEC, Consed e Undime formam uma rede de assistência técnica que trabalha desde a elaboração e aprovação dos Planos de Educação. E agora vão assessorar os municípios com o monitoramento e avaliação dos documentos.