Três competidores Top One em Manufatura Integrada, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Mato Grosso), classificados para representar o Brasil na WorldSkills Competition 2017, realizam o último simulado oficial em Joinville (SC), que começou hoje e vai até dia 11. Para garantir a vaga na grande final eles precisam superar a equipe de São Paulo, atual vice-campeã nacional. Para vencer a competição não basta ser bom, é preciso ser ‘perfeito’. É por isso que os estudantes técnicos em Mecatrônica, Automação da Manufatura e Manufatura Integrada em níveis básico, intermediário e avançado, Vinicius Jardim, 21 anos, Willon Santos, 20, e Matheus Souza, 20, do Senai-Rondonópolis, treinam arduamente há cerca de três anos. São 10 horas diárias de dedicação exclusiva e treinamento integrado. Eles conquistaram as primeiras medalhas de ouro para Mato Grosso, no ano passado, durante a etapa nacional que ocorreu em Curitiba.
Quem acompanha os jovens durante a disputa é o professor e supervisor de Manufatura Integrada, Diego Andrade, que competiu na etapa nacional em 2012 e se tornou avaliador em 2014. Segundo ele, os jovens serão submetidos a provas diárias e avaliados pelo Expect da Ocupação, a fim de medir o desempenho dentro das competências técnicas individuais e coletivas.
De acordo com Andrade, a equipe é diferenciada. “Os competidores estão maduros, têm um propósito pessoal, o que ajuda a manter o foco. São dedicados, disciplinados e dispostos a melhorar sempre”, afirmou. Para Vinícius Jardim, os anos de treinamento renderam muito mais do que habilidades técnicas. “Nossa capacidade em identificar e resolver problemas ampliou significativamente, aliado a isso está a inteligência emocional de saber lidar com a pressão das provas, os ambientes adversos, e desenvolver o trabalho em equipe focando no que cada um pode fazer de melhor”, afirmou.
A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.
O mundial de Educação Profissional deste ano será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 14 a 19 de outubro. A informação é da assessoria.