sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato-grossense representa o Brasil em mundial de Educação Profissional na Rússia

PUBLICIDADE
Só Notícias (colaborou: Jose Carlos Araujo - foto: reprodução)

Brumell Rodrigues dos Anjos, 20 anos, é o único mato-grossense a representar o Brasil no mundial de Educação Profissional – WorldSkills que começa amanhã e vai até dia 27, em Kazan, na Rússia, reúne os melhores estudantes técnicos de 70 países. Para chegar ao mundial, Brumell precisou percorrer um longo caminho. De origem humilde, o jovem fazia o curso de fabricação de móveis planejados, no Senai Distrito Industrial em Cuiabá, quando foi convidado a treinar para a ocupação de Construção de Estruturas para Concreto, mergulhando em uma área ainda pouco conhecida no país.

“Eu via os outros alunos treinando e, com ajuda dos professores e colegas de competição, passei a querer participar também”, conta. Em 2017, conquistou o primeiro ouro na etapa estadual, e no ano seguinte veio o primeiro lugar na Olimpíada do Conhecimento – fase nacional da competição. “Lá em casa sou eu, ela, minha avó e meus dois irmãos. E para sustentar a família, minha mãe se desdobrava e fazia hora extra para que eu pudesse continuar os treinamentos. Isso pesava muito pra ela, mesmo assim nunca deixou de me apoiar. Quero ajudar minha mãe e retribuir tudo que ela fez por mim”, esclarece o jovem que trancou a faculdade de Engenharia Civil para se dedicar a competição e pretende voltar após a WorldSkills.

Desde o início do ano, quando integrou a equipe brasileira, ele passou a treinar em Brasília com estudantes de várias partes do país. “O dia começava com atividades físicas, pois a ocupação exige bastante do nosso corpo. Depois vinha o treinamento em si, por cerca de 10 horas”. Durante o período de treinamento, os jovens tiveram acompanhamento psicológico para lidar com a pressão das provas.

“Estou vivendo o sonho de representar meu país lá fora, em uma modalidade que não é muito conhecida por aqui. Esse é o meu combustível, chegar lá e mostrar o meu melhor. O querer tem que ser maior que o cansaço”, pontua. Brumell não está sozinho nessa, na disputa ele tem a parceria do mineiro Lucas Rodrigues Vigiano, de 21 anos.

A dupla conta com a experiente ajuda da professora Vanessa de Lourdes da Silva, que em 2015 foi bronze no mundial e hoje é expert na ocupação. “Na área de construção de estruturas para concreto, desde que começamos a participar, estamos entre os três melhores países do mundo. Competindo de igual para igual com estudantes da Áustria e da Alemanha, países que são referências nessas tecnologias. Estamos prontos para começar essa disputa e dispostos a fazer o máximo para conquistar novamente um lugar no pódio”.

A WorldSkills é uma competição realizada a cada dois anos com os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul para disputarem medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço. Este ano é a 45ª edição.

A informação é da assessoria da Fiemt.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE