A cuiabana Camila Fernandes Beckenkamp (19), embarca para Havana, Cuba, nesta terça-feira, às 23h30, rumo à realização de um sonho: estudar medicina. Ela é uma das quatro estudantes indicadas pelo PPS para cursar, gratuitamente, o curso na ‘ilha de Fidel’, que agora quer se fazer notar também por formar e “exportar” médicos.
“Estou indo a Cuba realizar o sonho da medicina, o sonho que me fez lutar nos últimos três anos para buscar as condições para que se tornasse realidade. Agora vou estuda num país que tem a melhor medicina do mundo e que trabalha uma saúde humanista, uma saúde para o povo”, diz a estudante, que é filiada ao PPS há dois anos e milita na JPS (Juventude Popular Socialista). “Nada me assusta – cultura e comida diferentes – e o que me deixa com o coração apertado é ter de ficar longe dos meus pais, meus dois irmãos e amigos tanto tempo”, completou.
Camila ficará em Cuba seis anos e estudará na Elam (Escola Latino-Americana de Medicina). Criada em 1999 em Havana, a escola tem hoje 10 mil estudantes de 24 países. São cerca de 600 brasileiros distribuídos pelos seis anos do curso. Junto com Camila, outros 99 bolsistas desembarcam ainda esse ano na ilha. O número é o dobro de vagas oferecido pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).
Determinada, a filha mais velha da cuiabana Diná Fernandes com o catarinense Paulo Beckenkamp, conta que sempre quis fazer medicina. “Ao concluir o ensino médio – há três anos – , eu tinha certeza do que queria fazer medicina, mesmo sabendo que seria muito difícil, pois na universidade pública é muito concorrido e na particular muito caro e meus pais não têm condições de pagar. Então, comecei a buscar os meios para concretizar este meu desejo”, diz a ex-aluna da escola estadual Adalgiza de Barros, em Várzea Grande, onde mora atualmente.
“Ao saber que o partido (PPS) estava selecionando candidatos para ir estudar medicina em Cuba eu não pensei duas vezes: candidatei-me e, felizmente, fui uma das escolhidas”, comemora Camila, que viajará com a passagem paga pelo Diretório Nacional do PPS.