PUBLICIDADE

Mais de 500 mil alunos de curso superior fazem as provas do Enade hoje

PUBLICIDADE

Hoje, 564 mil alunos participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Criado em 2004 para substituir o antigo Provão, o objetivo do exame é avaliar a qualidade dos cursos de graduação das instituições públicas e privadas de ensino superior. A participação é obrigatória e a prova começa às 13h, pelo horário de Brasília.

Serão 2.274 locais de prova em 1.165 municípios. Participam do exame tanto alunos iniciantes de curso superior, como aqueles que estão concluindo.

A prova é aplicada para estudantes que foram selecionados para compor a mostra pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. É obrigação das instituições de ensino informar ao estudante se ele foi selecionado. A lista também está disponível no site do Inep.

O aluno que não comparecer ao exame fica sem diploma ao final do curso. “A obrigatoriedade foi estabelecida na lei de 2004 que institui o Sinaes [Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior]. O Enade é estabelecido como componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Então, no histórico escolar do estudante, precisa aparecer a participação no exame ou a dispensa oficial pelo Ministério da Educação”, explica o coordenador-geral do Enade, Webster Cassiano.

O MEC pode instituir uma comissão para avaliar as justificativas de ausência dos estudantes ao exame, mas não há previsão legal para essa prática. “Nos anos anteriores isso aconteceu. Você tem o caso por exemplo de uma aluna que estava grávida e no dia da prova teve que fazer uma cesariana, claro que não estaremos cegos a isso”, explicou Cassiano.

Caso as justificativas de ausência não forem aceitas, o aluno terá que esperar a próxima edição do Enade ou mesmo que o seu curso volte a ser avaliado para poder participar e conseguir o diploma. “Mas não é só o diploma, o exame em si é muito importante para que o estudante tenha uma noção das habilidades e competências que ele adquiriu. Além disso, ele contribui para a avaliação do seu curso e da melhoria do sistema de ensino”, observou.

Nesta edição do Enade, serão avaliados 13 cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Os alunos que vão fazer a prova do Enade e não receberam, pelos Correios, cartão com as informações sobre data, local e horário da prova, devem consultar o site do Inep. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800 616161. A ligação é gratuita.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE