A Escola Municipal Bernardo Guimarães, da Comunidade Campinho Verde, desenvolve desde março, com 125 alunos, o projeto “reciclar para preservar”, contemplado no programa “união faz a vida” que visa resgatar e valorizar atitudes bem como comportamento na comunidade escolar em relação à separação e reaproveitamento do lixo. Os estudantes fazem a separação do que é reciclável, por exemplo, e dão destino adequado evitando para evitar contaminação do solo, ar e as águas, preservando o ecossistema.
As ações propostas no projeto foram atingidas com a mudança de atitudes existentes no cotidiano da comunidade escolar em relação ao destino final do lixo. Partindo deste contexto, foi necessário a realização de um trabalho em conjunto para que todos pudessem participar, respeitar e se integrar às diferenças, para a melhoria da qualidade de vida.
Dentre os resultados obtidos com a realização do projeto, foi necessária a sensibilização de 80% das crianças e da comunidade local sobre a importância de se preservar o meio em que vivem e o planeta em geral; participação e empenho para que realizassem a separação do lixo reciclável e levassem até a escola; que 100 % dos alunos construíssem produções sobre o tema no decorrer do projeto, servindo de exemplo para a comunidade que é possível, com a união de todos, amenizar um dos maiores problemas do meio ambiente que é o lixo.