O incentivo a leitura, a integração com a família e a comunidade e as boas práticas em favor do meio ambiente foram apenas algumas das iniciativas desenvolvidas nas escolas de Lucas do Rio Verde, através de projetos apoiados pelo programa “A União Faz a Vida” de janeiro até agora. Foram 23 projetos envolvendo alunos e professores de todas as escolas da rede municipal, estadual e particular. Os organizadores calculam que foram cerca de 13 mil participantes.
A professora Claudete Zavodini, tutora do programa na Escola Estadual Dom Bosco, garante que entre os professores, a sensação é a de dever cumprido, não somente pelo final de mais um ano letivo, mas principalmente, pela certeza de que todas as ações desenvolvidas na escola alcançaram resultados positivos. Segundo ela, o projeto “Escola e Comunidade em Ação: Viva Bairro” conseguiu, ao mesmo tempo, consolidar uma série de iniciativas desenvolvidas com os alunos e ainda ultrapassar os muros da escola e levar essas experiências para toda a comunidade.
A Feira de Ciências e Artes (Feciart), realizada em outubro, foi uma mostra da diversidade de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e da importância da escola dentro da comunidade. A professora ressalta que a participação dos estudantes trazendo novos temas e discussões e a integração com o bairro aonde a escola está inserida foram as maiores conquistas do projeto este ano. “Essa experiência de ouvir o aluno e trazer a realidade dele para dentro da escola foi muito válida e com certeza vai continuar em 2012.”
Na Escola Municipal Olavo Bilac, o projeto “O Ensino Aprendizagem Através do Lúdico” também conseguiu envolver os alunos e professores e despertar o interesse dos estudantes pelo conhecimento. O tutor do programa na escola, professor Márcio Torres de Almeida ressalta que a ideia foi buscar novas formas de aprendizagem, como a produção de mostras de conhecimento.
Somente em 2011, os alunos e professores apresentaram cinco mostras com projetos em todas as áreas. Segundo o professor, além do conteúdo que os estudantes aprenderam de maneira mais atraente, a cooperação, a cidadania e o entusiasmo estiveram presentes em todas as etapas do trabalho, tanto entre os professores, quanto entre os alunos.
Diferente das outras escolas, o Colégio Piaget apostou na parceria com as famílias e em iniciativas que resgatam valores como respeito, solidariedade e amor ao próximo. A tutora do programa, professora Ednéia Lopes Miranda explica que o projeto “Valores para a Vida” foi desenvolvido com todos os alunos, desde a educação infantil ao ensino médio.
Em cada faixa etária, os professores buscaram maneiras de trabalhar os valores, de forma que os alunos pudessem assimilar naturalmente. Segundo Ednéia, a participação dos pais foi essencial no desenvolvimento de cada ação. “A intenção do projeto é resgatar valores familiares que aos poucos estão caindo no esquecimento, por isso a necessidade da presença dos pais.”
O programa “A União Faz a Vida” é desenvolvido pela Sicredi Ouro Verde e Prefeitura de Lucas do Rio Verde com o apoio de diversos empresários que acreditam na educação como única alternativa para a construção de uma sociedade mais justa.