PUBLICIDADE

Liberação de alvará para obras do novo campus da Unemat em Sinop deve sair este mês

PUBLICIDADE

A liberação dos alvarás por parte do Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs) para iniciar as obras do novo campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) pode sair este mês . “Acho que em 15 dias estará liberado. De qualquer forma, como estamos em um período de chuvas intensas, pode ser que demore alguns dias para iniciar”, afirmou, ao Só Notícias, o diretor político-pedagógico e financeiro da instituição, Marión Machado.

A previsão inicial para início das obras era outubro do ano passado. No entanto, uma reunião entre diretores da Universidade Estadual de Mato Grosso e representantes da empresa que doou a área definiu que a construção do novo campus da instituição em Sinop começaria em janeiro. De acordo com Marion, a mudança também se deu em razão dos trâmites necessários para liberação dos alvarás por parte da prefeitura.

O Prodeurbs, informou, por meio de nota da assessoria, que o processo “caminha dentro dos trâmites, sendo a demora necessária em face das correções no projeto”. Conforme o órgão, o processo foi protocolado no dia 11 de janeiro e entre os dias 13 e 27 foi finalizada a primeira análise com emissão de parecer do arquiteto da prefeitura. No dia 8 de fevereiro, o projeto foi retirado pelo autor e protocolado novamente no dia 24. Segundo o Prodeurbs, ontem, o projeto foi analisado e foi constatada necessidade de nova correção. Desde então, está disponível para retirada.

Segundo Marion, o prazo de conclusão também foi discutido na reunião e passou a ser de 18 meses. Porém, a intenção é que o campus seja inaugurado em 12 meses. A empresa JMD, que doou a área, vai tocar o projeto e fará investimentos de R$ 3 milhões. O novo campus será construído no residencial Aquarela das Artes (ao lado do Carpe Diem).

Serão construídas 24 salas de aulas, além de estacionamento com 160 vagas. Ao final da obra, serão 2,7 mil metros quadrados de área construída. O novo prédio terá capacidade para atender 1,2 mil acadêmicos em três cursos por período (nove no total). Com a abertura do novo local, a Unemat deve utilizar o atual prédio, localizado na avenida dos Ingás, no centro (onde estudam atualmente 2,5 mil acadêmicos) para avançar nos programas de pós-graduação, além de manter laboratórios e a parte administrativa.

Em contrapartida, a intenção é abrir o novo campus com cursos em andamento atualmente, decisão que caberá ao Conselho Regional da universidade. Apesar disso, a construção de um novo espaço traz a possibilidade de abertura de novas graduações. Uma delas é a Licenciatura em Geografia, que era ofertada no campus de Colíder e foi transferida para Sinop, conforme aprovado pelo Conselho Universitário da Unemat (Consuni). 

(Atualizada às 10h49)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE