segunda-feira, 15/abril/2024
PUBLICIDADE

Lançadas obras da Fazenda Experimental da UFMT em Santa Carmem

PUBLICIDADE

Ainda não há previsão para o início das obras da fazenda experimental da Universidade Federal de Mato Grosso  em Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop), onde centenas de acadêmicos vão estudar. A reitora Maria Lúcia Cavalli Neder explicou, ao Só Notícias, que é aguardada análise do pedido de verbas. “A fazenda é uma estrutura complexa, há laboratórios para vários cursos. Já enviamos ao CNPQ, que é órgão financiador, o Finep, outro agente financiador do governo federal, uma solicitação de recursos, esperando que até o final do ano possamos ser contemplados com as obras”, declarou.

A pedra fundamental da obra foi lançada pelo governador Silval Barbosa (PMDB), o prefeito Alessandro Nicoli (PSD) e a reitora, na sexta-feira à tarde. Maria Lucia também participou. A solenidade aconteceu na área de 100 hectares doada pela pela prefeitura e a Colonizadora Sinop, às margens da rodovia Adão Scheren. “É um marco, um antes e depois para Santa Carmem, porque a UFMT além de trazer o ensino que é muito importante para trazer alunos, professores, movimentar a cidade. Diria que é uma indústria sem chaminés. Isso vai fazer a diferença porque temos hoje na federal cerca de 5 mil alunos praticamente, pelo menos para metade, a parte prática (dos cursos) vai ser em Carmem. A cidade tem população hoje de 4,5 mil habitantes. Tendo aí 2,5 mil acadêmicos vindo para estudar, vai movimentar o comércio, todos vão ganhar”, afirmou o prefeito.

A expectativa é desenvolver atividades experimentais de diversos cursos. Inicialmente as atividades desenvolvidas no campus estarão relacionadas aos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. A negociação para a implantação começou em 2009. O projeto de lei foi aprovado e sancionado e 2011. Antes, os legisladores conheceram o campus que funciona em Santo Antônio do Leverger, a estrutura para pesquisa nos segmentos da agricultura e pecuária.

A agropecuária é responsável por grande para do Produto Interno Bruto (PIB) em Santa Carmem.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje

Começou hoje o período para solicitar a isenção da...

Estudantes de Sinop embarcam para competição mundial de robótica nos EUA

Onze estudantes da rede estadual de ensino em Sinop...

Unemat oferta vagas remanescentes no curso de Medicina

A Universidade do Estado de Mato Grosso disponibilizou 22...
PUBLICIDADE