A reativação do convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) permitiu que a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) continue as obras de construção de oito escolas técnicas. O processo licitatório para fazer mais quatro foi aberto ontem. Serão construídas em Água Boa, Campo Verde, Primavera do Leste e Sorriso. O governo tem, em caixa, R$ 8,5 milhões para serem investidos em cada centro de ensino.
A partir da apresentação do menor valor será contratada a empresa de engenharia para construção das escolas técnicas estaduais. O recurso do FNDE estava se encerrando e foi prorrogado a partir da negociação desta gestão, o prazo foi estendido e o Governo do Estado tem mais tempo para terminar as 8 escolas em Matupá, Juara, Cuiabá, Cáceres, Água Boa, Primavera do Leste e Campo Verde, Sorriso.
O prazo para execução é de 360 dias e o de vigência do contrato, de 450 dias. As obras chegaram a ser iniciadas, mas foram paralisadas. O projeto foi desenvolvido pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI).
Cada centro de ensino terá 12 salas de aulas, 6 laboratórios, biblioteca, refeitório, ginásio coberto para esportes, além de dois laboratórios especiais, um auditório e um teatro de arena.
Há 20 dias saiu o edital de licitação para a construção em Cuiabá e Cáceres.