PUBLICIDADE

Instituições de Sinop já aderiram ao ProUni

PUBLICIDADE

O prazo para assinar o termo de adesão e se cadastrar no Programa Universidade Para Todos (ProUni), termina nesta sexta-feira, mas as 4 instituições de ensino superior (IES) privadas de Sinop já aderiram a esta etapa do programa.
No ano passado, todas elas participaram do programa que hoje atende 49 acadêmicos sinopenses, sendo 21 com bolsas integrais de 100% e 28 com bolsas parciais de 50%. Nenhum aluno é atendido com bolsas parciais de 25%. Em todo o país, 1.142 instituições aderiram ao programa em 2004 e 112 mil bolsas foram concedidas. Neste ano, as IES de Sinop estarão oferecendo novas vagas para o ProUni. O número deve girar em torno de 60 vagas, já que a média de vagas por instituição é de uma vaga por cada 9 alunos inscritos.

O ProUni, criado em 2004, concede bolsas de estudos, integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que o aderirem. A previsão do Governo Federal é que nos próximos 4 anos, 400 mil novas bolsas de estudo deverão ser oferecidas.

Para obter o benefício, o estudante deve ter renda familiar, por pessoa, de até 3 salários mínimos e ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral. Deve ainda ter feito o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido nota mínima de 5 pontos, tanto na prova objetiva quanto na redação.

Após se inscrever, o candidato deve ficar atento aos prazos estipulados pelo Ministério da Educação para que ele confirme sua inscrição no caso de ter recebido a bolsa. Ultrapassado o prazo, o aluno não poderá utilizar a bolsa que será passada a outro aluno, conforme seqüência de classificação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE