O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) abriu o período de inscrições para o Processo Seletivo que formará as turmas dos seus cursos técnicos integrados ao Ensino Médio para o ano letivo de 2026. Estudantes que, este ano, estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e que desejam fazer o Ensino Médio no IFMT, ao mesmo tempo em que se formam profissionalmente na mesma instituição, devem se inscrever até o dia 31 de agosto para participarem da prova de seleção.
A prova acontece em outubro, e nela serão cobrados conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza. Para a unidade do Instituto Federal de Sorriso são ofertadas 70 vagas no curso técnico em Agropecuária, 70 vagas no curso técnico em Informática e 35 vagas no curso técnico em Alimentos. Todos os cursos são gratuitos.
O IFMT é uma instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculada ao Governo Federal, portanto, uma escola pública. Mas, assim como acontece nos vestibulares das universidades federais, a inscrição para o processo de seleção demanda o pagamento de uma taxa para os candidatos que não atenderem aos critérios para isenção. A taxa tem o valor de R$ 50,00.
Podem solicitar a isenção os candidatos que estudaram do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental integralmente em escolas da rede pública ou na condição de bolsista integral em escolas privadas e que comprovem renda bruta familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. A comprovação de baixa renda pode ser feita pela folha resumo do Cadastro Único. Os pedidos de isenção podem ser feitos até o dia 31.
Estudantes oriundos de escolas públicas e pessoas com deficiência também são beneficiados pela política de cotas da instituição, que prioriza o preenchimento de 60% das vagas para esses públicos. A distribuição das vagas destinadas às cotas é separada em listas conforme o perfil do candidato que está se inscrevendo para o processo.
Todas as regras do Processo Seletivo estão descritas no edital 90/2025 e seus anexos. A política de cotas, especificamente, está detalhada no item 1.4 do edital. O regulamento, bem como os modelos de documentos relacionados ao procedimento de inscrição e demais etapas do edital e o link para inscrições estão disponíveis na plataforma de processos seletivos do Instituto Federal.
Além das vagas de Sorriso, essa seleção também contempla vagas em Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, Várzea Grande e Cuiabá em cursos de diferentes áreas.