PUBLICIDADE

Inscrições para novo Enem começam em junho

PUBLICIDADE

Alunos que concluirão ou aqueles que já concluíram o ensino médio (1° ao 3° ano) e que realizarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – devem inscreverem-se entre os dias 15 de junho a 17 de julho, apenas pelo site do Enem. A portaria que estabelece as regras para a edição deste ano das provas foi publicada em Diário Oficial, hoje. A taxa de inscrição é de R$ 35, cobrada dos concluintes de instituições privadas, egressos (aqueles que concluíram o ensino médio) ou aqueles que ainda cursam os dois primeiros anos do ensino médio.

Segundo a portaria, o exame será composto em quatros provas (linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias) contendo 45 questões objetivas de múltipla escolha.

As provas, seguindo o novo modelo, serão aplicadas em dois dias, sendo em 3 e 4 de outubro, com início marcado para as 13h (horário de Brasília) em ambos. No primeiro, as provas serão nas áreas de ciência da natureza e ciências humanas e deverão ser concluídas até às 17h30. No domingo, os inscritos deverão responder os questionamentos de matemática, linguagens, códigos e redação até às 18h30.

Os candidatos deverão estar nos locais de prova com pelo menos 30 minutos de antecedência, com documentos pessoais, folha de respostas do questionário socioeconômico e canetas pretas. Os resultados começarão a ser entregues em janeiro do próximo ano.

O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente. Neste ano, foi reformulado e será utilizado por várias universidades que adotaram o exame como critério de seleção (parcial ou integral) de “futuros acadêmicos” que pleitearão uma vaga nas instituições de ensino superior. Além disso, sua nota continuará sendo critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE