Educação

Inscrições para leilão de merenda escolar começam amanhã

A assessoria pedagógica de Ensino em Sinop, Silvia Inês Kuhn, informou agora há pouco que serão abertas, a partir de amanhã, inscrições para as empresas que pretendem vender alimentos para a merenda nas escolas estaduais do município.

Essas empresas participarão de um leilão que será, provavelmente, na quarta-feira da semana que vem e elas têm até terça-feira, 15, para se inscreverem. Todos os produtos de mesma categoria que tiverem uma diferença no valor de menos que 10% vão à leilão, a assessoria adquiri o produto que for mais barato.

“Ano passado tivemos 6 participantes, entre supermercados, atacadistas e pequenos produtores de Sinop. O fornecimento ficou para um supermercado. Dificilmente produtos deixam de ir a leilão. Geralmente 100% de tudo que é oferecido é leiloado”, disse Silvia.

O MEC (Ministério da Educação e Cultura) repassa para o Estado R$ 0,15 por aluno a cada dia para adquirir merenda somente para o ensino fundamental. As mercadorias adquiridas vão ser consumidas pelos 10 mil estudantes das 11 escolas estaduais de Sinop durante os próximos 60 dias. Cerca de 50kg de alimentos são consumidos por dia em cada escola do município.

“Esse valor que o ministério determina é em cima do último censo, ou seja, se ano passado a escola tinha 300 alunos e esse ano ela tem 500, e MEC vai mandar a verba para os 300 alunos. É então que temos que fazer um planejamento bem detalhado do cardápio para que nenhum aluno fique sem merenda. Além de cuidar para que não sobre comida nas escolas que neste ano têm menos alunos que no ano passado”, salientou Silvia.