Os acadêmicos interessados em concorrer a uma das 100 bolsas tutoria que estão sendo disponibilizadas pela Universidade do Estado de Mato Grosso devem se inscrever no período de 04 a 08 de agosto. Podem se candidatar alunos de todos os cursos regulares da Unemat.
As bolsas tutoria serão distribuídas entre todos os campi da instituição e tem como objetivo melhorar a qualidade no aprendizado dos discentes por meio de acadêmicos tutores nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
A pró-reitora de Ensino e Graduação da Unemat, Ana Di Renzo, destaca a importância dos acadêmicos tutores que poderão auxiliar os acadêmicos que estão matriculados nos três primeiros semestres dos cursos de graduação, de forma a melhorar a compreensão em leitura, interpretação e escrita e também em solucionar questões das operações matemáticas básicas e de interpretação e resolução de problemas.
O principal objetivo da bolsa tutoria é garantir um nivelamento de conhecimento de língua portuguesa e matemática para os acadêmicos ingressantes nos cursos de graduação de forma a possibilitar um melhor desempenho do aluno e superando as dificuldades dos estudos da educação básica.
O programa de Bolsa Tutoria vai contar com coordenadores em cada uma das áreas que vão auxiliar na realização do exame de proficiência que os acadêmicos interessados em se beneficiar com tutor. As inscrições para coordenadores de áreas que vão atuar nos campi terminam nesta quarta-feira (03.08). Nos campi de Cáceres, Sinop e Tangará da Serra serão escolhidos dois professores de cada área assistida pelo programa (Língua portuguesa e Matemática). Para os demais campi da Unemat que ofertam cursos regulares serão oferecidas uma vaga para cada área.
Os acadêmicos dos primeiros semestres que tenham interesse em se beneficiar com o tutor farão prova de proficiência no período de 12 a 16 de agosto.
Já os acadêmicos interessados em atuarem como tutores, os mesmos devem ter disponibilidade de 20 horas semanais, elaborar relatórios qualitativos, participar de atividades programadas pelo coordenador, de reuniões, seminários e oficinas referentes ao Programa de Tutoria. O bolsista receberá uma bolsa no valor de R$ 360,00 mensais no período de agosto a dezembro de 2011.