sábado, 19/julho/2025
PUBLICIDADE

Inscrições no Enem terminam hoje e em MT são mais de 115 mil

PUBLICIDADE

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam hoje e, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mais de 115,7 mil candidatos já estão inscritos apenas em Mato Grosso. A parcial foi divulgada, ontem à noite. No país, atinge aproximadamente 5 milhões.

Para fazer a inscrição, o candidato deve preencher o formulário no site da prova até às 23h59 (horário de Brasília). A taxa é de R$ 35. O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa que confirma a inscrição.

No primeiro dia de provas, os participantes terão 4h30 para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com total de 5h30 de duração. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

A prova é usada, desde 2009, como critério de seleção em instituições públicas de ensino superior substituindo os tradicionais vestibulares. A Universidade Federal de Mato Grosso já utiliza o sistema e, a partir do próximo ano, a Universidade Estadual também fará uso.

A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras e, também, para regularização da situação estudantil nos casos de pessoas com mais de 18 anos e que não concluíram o referido ensino. Com o resultado, eles podem requesitar a certificação de conclusão ou declaração parcial para aproveitamento de estudos do ensino médio.

(Atualizada às 8h21)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Seduc seleciona 50 escolas para etapa estadual de conferência ambiental; 7 no Nortão

A secretaria estadual de Educação (Seduc-MT) divulgou hoje a...

Mato Grosso tem 1,5 mil vagas para o Fies

Os estudantes da rede estadual interessados em fazer curso...
PUBLICIDADE