sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Grupo de haitianos é alfabetizado pela secretaria estadual de Educação em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Estado de Educação, por meio do programa de alfabetização MT Muxirum, atende mais de 70 haitianos em Sinop . Eles vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades de vida. As aulas são ministradas no período noturno, no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Boa Esperança e, utilizando a metodologia do programa – que se apropria da vivência dos alunos e busca referências no cotidiano – a alfabetizadora tem realizado dramatizações e usado exemplos para auxiliá-los a se comunicar ou como se comportar em situações do dia a dia.

Uma das coordenadoras do programa em Sinop, Cristiane Aparecida Custódio Bregolato, contou que no ano passado foi procurada para incluí-los no Muxirum. Além da necessidade de melhorar a comunicação, eles buscavam integração ao mercado de trabalho. Além disso, a maioria é alfabetizada, mas na língua crioula ou no francês. “Nosso projeto acabou abraçando-os. Eles são alunos assíduos e têm sido bastante aplicados”.

É a primeira vez que a alfabetizadora Ana Paula Oliveira Dorta está trabalhando com eles. Ela tem duas turmas de haitianos e ressaltou que a experiência tem sido muito gratificante. “Desde o primeiro dia, me encantei com todos. São muito curiosos, participativos e assíduos”.

Ana Paula contou que os haitianos possuem uma linguagem muito direta. Por isso, têm muitas dúvidas sobre verbos e significados, que na língua portuguesa são variados para uma mesma palavra. Hoje, todos os alunos dela estão empregados e o que mais esperam no curso é ampliar o vocabulário, melhorando a interação social.

O programa MT Muxirum é realizado pelo governo de Mato Grosso, por meio da secretaria de Estado de Educação, e conta com a parceria dos municípios em regime de colaboração. A meta da Seduc é erradicar o analfabetismo até 2025.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE