PUBLICIDADE

Governo vai premiar obras literárias e projetos de fomento à leitura em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Marcos Vergueiro)

A secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer vai abrir na próxima terça-feira, o edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense. O evento será às 19 horas, no Palácio da Instrução, e a cerimônia será aberta ao público. Com investimentos de R$ 600 mil, a iniciativa premiará 30 obras mato-grossenses e projetos literários de fomento à leitura em todo Estado.

A publicação do edital será feita no dia do lançamento, no Diário Oficial do Estado e no site da Secel. As inscrições ficam abertas até 12 de dezembro. Ao todo, serão premiadas 15 obras literárias distribuídas entre prosa, poesia, juvenil, infantil e revelação, e mais 15 projetos de fomento à leitura, nas categorias contador de história, mediador de leitura, formação de mediadores e oficina literária.

A solenidade de lançamento contará com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec Benitez, e do adjunto de Cultura, José Paulo Traven. Na ocasião, o governador será empossado como presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

“Este é mais um edital lançado por esta gestão, dessa vez, voltado para a literatura de Mato Grosso, que é, sem dúvida, uma das áreas mais importantes da nossa cultura, pois valoriza e contribui para as letras, a arte, a história e a geografia mato-grossense, além de fomentar a produção científica, o mercado editorial e promover o conhecimento”, destaca o secretário Allan.

“Este é um prêmio muito esperado pela classe e estamos muito felizes por conseguir colocar este edital na praça. Um diferencial é que, além de incentivar a publicação dos livros, vai fomentar a aquisição e a distribuição das obras, e, claro, a prática da leitura”, comenta Kardec.

O edital também vai prever a descentralização dos recursos, de modo que 60% das propostas premiadas deverão ser de escritores, artistas e produtores de municípios do interior do Estado. Os outros 40% serão distribuídos entre os municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger). O resultado final será divulgado em fevereiro de 2020.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE