quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Governo quer dobrar número de escolas militares em MT devido ao destaque no Ideb; Lucas obteve nota 7

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O bom desempenho das Escolas Estaduais Militares de Mato Grosso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi enfatizado pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ao empossar os diretores das quatro novas unidades. Mato Grosso tem, atualmente, 12 unidades geridas pela secretaria e PM e, até o fim do ano, de acordo com o secretário, o objetivo é dobrar esse número.

Alan citou a Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes Soldado PM Adriana Morais Ramos, de Lucas do Rio Verde, que obteve 7,1 nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A mesma nota foi alcançada pela Escola PM Cabo Israel Wesley Prado de Almeida, de Juara.

A escola Tiradentes, de Cuiabá, obteve nota 6,4, o maior das escolas estaduais da capital. Enquanto a média estadual no Ideb para os anos finais do ensino fundamental foi de 4,5, a menor nota nas escolas militares foi de 6,4. Na avaliação do ensino médio as escolas militares também se destacam. Enquanto a média estadual no Ideb foi de 3,4, nas escolas militares de 4,9 a 6,2.

O secretário afirmou que a parceria entre a secretaria e a PM será um choque de gestão que vai refletir em ótimos resultados na aprendizagem. “Estamos em um momento de grandes mudanças, com diversas ações sendo implantadas para melhorar a aprendizagem de nossos estudantes. A criação das escolas militares é uma destas ações e ocorre com apoio da sociedade. Em 2020, tínhamos cerca de 3 mil estudantes nas escolas militares e para 2021 já são quase 9 mil”, exemplifica.

Alan Porto apontou que, para melhorar os indicadores de desenvolvimento da educação básica em toda a rede estadual de ensino, os investimentos, até 2022, vão se aproximar de R$ 1 bilhão, “em infraestrutura, na área tecnológica e, em especialmente, na área pedagógica”.

O secretário ainda destacou a criação de uma coordenadoria militar que facilitará a criação das novas unidades e fará o acompanhamento dos resultados.

O comandante-adjunto da Polícia Militar, coronel Daniel Alvarenga analisou que a parceria tem sido exitosa. “A palavra de ordem neste momento é de gratidão por tão nobre missão junto com a Seduc, contribuindo com a formação de nossos jovens e adolescentes”.

As novas escolas militares estão localizadas em Barra do Garças, Várzea Grande, Cáceres e Tangará da Serra. Todas eram escolas estaduais que foram transformadas, de acordo com a lei de dezembro do ano passado. Os alunos já matriculados nas unidades transformadas podem continuar os estudos sem passar por um processo seletivo. O secretário enfatizou que a área pedagógica continua de responsabilidade da Seduc,  em caso de criação de novas escolas militares ou na transformação das existentes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cresce número de passageiros no aeroporto de Rondonópolis; Alta Floresta tem queda

O aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, registrou aumento...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...
PUBLICIDADE