Educação

Governo convocará em dezembro 342 professores concursados em Mato Grosso

O governo chamará, mês que vem, 342 professores que estão no cadastro de reserva do último concurso da secretaria estadual de Educação (Seduc). O novo secretário estadual de Educação, Alan Porto, disse que “a posse ocorrerá em dezembro. Os docentes serão convocados por municípios, e após este período, por regiões”.

Os mais de 300 professores atenderão as necessidades de 52 municípios para ministrar aulas em diversas disciplinas: língua portuguesa, matemática, inglês, história, educação física, entre outras habilitações.

O secretário também esclareceu que apesar da recuperação fiscal do Estado, não há previsão de novo concurso para a Educação, já que o último processo seletivo realizado em 2017 ainda está vigente, e o Estado está num processo de enquadramento financeiro dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita gastos com folha de pagamento.

O gestor apontou ainda que as escolas serão preparadas para o retorno gradual das aulas no ano que vem, com manutenção predial, tecnologia não só para os alunos, mas para os professores, e medidas de segurança para prevenir o contágio com o coronavírus.

“O professor dentro de sala de aula é o que faz a diferença, mas a pandemia nos ensinou que é possível fazer o ensino à distância, e os professores mostraram isto”, afirma, sobre o ensino durante a pandemia.

Os professores empossados substituirão os com contratos temporários que atuam na rede estadual de ensino. No total, a Seduc possui em torno de 37 mil servidores e destina cerca de 88% do orçamento para a folha de pagamento.

Desde a homologação do certame em 2018, a secretaria convocou mais de 5 mil aprovados no concurso da Educação para os cargos de Professor da Educação Básica, para Apoio Administrativo Educacional e para Técnico Administrativo Educacional.

Redação Só Notícias (foto: Junior Silgueiro/assessoria)