quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Fórum define data para Conferência Estadual de Educação

PUBLICIDADE

Os membros do Fórum Estadual de Educação aprovaram por unanimidade ontem a data para a realização da Conferência Estadual de Educação. O encontro que definirá a construção do Plano Estadual de Educação acontecerá entre os dias 26 e 29 de outubro. Para fazer parte da conferencia, os municípios irão eleger os seus delegados nas Conferências municipais, no período de 12 a 23 de setembro, já que a Conferência Estadual tem poderes deliberativos.

A definição da data ocorreu juntamente com um debate pela busca da Qualidade da Educação, em uma mesa redonda que aconteceu no “Seminário Qualidade da Educação: Desafio de Todos”. Durante o debate, presidido pelo secretário Adjunto de Políticas Educacionais da Seduc Antonio Carlos Maximo, além da Conferência Estadual de Educação, vários pontos foram ressaltados, entre eles, a do desafio de inclusão de diferentes povos através da educação.

“A reunião do Fórum foi muito produtiva, porque além de marcarmos a data para a realização da Conferencia, ainda discutimos temas pertinentes ao Seminário, que busca o envolvimento de todos por uma educação de qualidade”, salientou o presidente do Fórum.

Políticas pedagógicas para a inclusão da educação indígena e especial, por exemplo, foram temas abordados pelo presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Sirineu Moleta. Ele ainda solicitou para que seja discutido entre os poderes a inclusão da educação das crianças com idades entre 0 e 3 anos, no financiamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que está em votação no Congresso Nacional.

Já a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Alaídes Alves, afirmou que a educação é direito de todos. “É preciso reorganizar as escolas e adapta-las para novas concepções de desenvolvimento humano e métodos de ensino. Todos os órgãos públicos constituídos, inclusive o Conselho, devem-se empenhar no desenvolvimento de políticas públicas, em defesa de uma educação inclusiva de qualidade”, frisou.

Um outro ponto discutido foi atenção especial pedida pelo representante do Sintep, Gilmar Ferreira, à categoria. Também participou do evento, João Ricardo, presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Valor de auxílio a profissionais de programa de alfabetização em MT é reajustado

A secretaria estadual de Educação reajustou o valor das...

Três estudantes da Unemat são selecionados para intercâmbio na Alemanha

A Universidade do Estado de Mato Grosso, publicou o...

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...
PUBLICIDADE