quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Feira de ciências terá representantes de 16 municípios em Lucas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A estruturação das comissões organizadoras começa a colocar em prática a ideia de promover em Lucas do Rio Verde, de 27 a 29 de setembro, a Feira de Ciências do Médio-Norte Mato-grossense, com abrangência de 16 municípios. O evento, destinado a alunos dos anos finais dos ensinos fundamental, Médio e Técnico, será realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

Esta semana, se reuniram a professora Marfa Magali Roehrs, da Unemat de Barra do Bugres, responsável pela coordenação, juntamente com os professores Edmilton Gusken (Unemat/Barra do Bugres), Elisangela Dias Brugnero (Unemat/Sinop) e Rodrigo Faccioni, coordenador de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Seapa de Tangará da Serra. O objetivo foi definir a formatação, atribuições, divulgação e outros preparativos iniciais para levar a cabo a mostra dos trabalhos estudantis.

A coordenadora, que traz na bagagem a organização e comando de feiras com dimensões bem maiores, promoveu reuniões com a equipe gestora, pedagógica e administrativa da Secretaria de Educação e ainda com coordenadores e professores ligados aos anos finais para alinhar a metodologia, delinear aspectos regimentais do evento e atividades de formação.

Segundo Roehrs, a feira, diferentemente dos modelos tradicionais, voltados para a execução de trabalhos demonstrativos, tem o objetivo de estimular a cultura científica escolar, valorizando trabalhos investigativos como estratégia de ensino e aprendizagem; estimular a participação feminina nos projetos e apresentação de resultados, especialmente nas áreas de exatas e tecnológicas, tidas como essencialmente masculinas; e aproximar a escola da universidade e da comunidade, em atividades  de pesquisa e diálogos de resultados, de forma que contribua para a diminuição de desigualdades sociais e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“Os estudantes vão fazer uma leitura do contexto, tirar problematizações de um contexto regional e, a partir daí, fazer um link com os conteúdos escolares para que isso resulte numa informação científica que sirva como pesquisa de base que possa ser continuada e ampliada por pesquisadores de ponta”, explica a coordenadora.

A secretária municipal de Educação, Cleusa Marquezan De Marco, destacou que a retomada da realização das feiras de ciências no município sempre esteve nos planos da gestão, que, além de ter criado uma política municipal de ciência, tecnologia e inovação, começou a esboçar o projeto com a Unemat durante uma atividade formativa com professores.

“Conversamos com a professora Marfa no ano passado para um trabalho de desenvolvimento da ciência e de iniciação científica investigativa nas unidades escolares. Ainda em 2018, tivemos a construção do novo documento curricular, que tem como metodologia também o desenvolvimento das atividades de pesquisa e iniciação científica já a partir da pré-escola, na educação infantil. Então, este trabalho, em parceria com a Unemat, vai alavancar a educação em nosso município”, avalia.

Até setembro, uma série de ações promocionais estão previstas para estimular a participação das comunidades escolares e o envolvimento de outros setores sociais que possam contribuir para a difusão e fortalecimento do evento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...
PUBLICIDADE