quarta-feira, 31/dezembro/2025
PUBLICIDADE

Exame certificador da educação passe a ser ofertado em quase 80 escolas de MT; Sinop, Sorriso e Lucas incluídas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria estadual de Educação ampliou, neste ano, o número de escolas aptas a oferecerem o Exame Certificador da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Agora, 76 escolas de 62 municípios de Mato Grosso podem aplicar o exame mediante agendamento, ampliando o acesso à certificação de conclusão dos estudos em diferentes regiões do estado. O programa, desenvolvido no decorrer do ano, tem o objetivo de oportunizar a conclusão da educação básica àqueles que não finalizaram os estudos na idade apropriada.

Por meio do exame, pessoas com idade acima de 15 anos tem a chance de completar sua formação educacional no Ensino Fundamental e acima de 18 anos para completar o Ensino Médio, adquirindo conhecimentos essenciais para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento pessoal. A certificação também abre portas para novas oportunidades, como ingressar em cursos técnicos, faculdades e concursos públicos. Para se inscrever, basta acessar o site da Seduc e seguir o passo a passo preenchendo os formulários, além conhecer o manual do participante e consultar o conteúdo que é aplicado.

Em Sinop, o Exame Certificador pode ser agendado nas Escolas Estaduais Professora Edeli Mantovani (Jardim São Paulo) e São Vicente de Paula (São Cristovão). Já em Lucas do Rio Verde, pode ser feito na Dom Bosco (Veneza) e Márcio Schabatt Souza (Rio Verde). Na cidade de Sorriso, a Mário Spinelli (Morado do Sol) passa a ofertar o serviço, enquanto em Colíder, será a Prof.a Alzira Maria da Silva (Sagrada Família). Na capital Cuiabá, serão as unidades Mário de Castro (Pedra 90), Leovegildo de Melo (CPA III), Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller (Quilombo) e Professor Heliodoro Capistrano da Silva (Parque Cuiabá). Também pode ser agendado nas Escolas Estaduais Pascoal Moreira Cabral (Jardim Universitário), Juarez Rodrigues dos Anhos (Santa Laura) e na Rodolfo Augusto Curvo (Residencial Paiaguás). Nesta última, as provas são aplicadas em sala anexa instalada na Assembleia Legislativa.

Já em Várzea Grande, o Exame Certificador é feito pelas escolas estaduais Jayme Veríssimo de Campos Junior (Jardim Tarumã), José Leite de Moraes (Cristo Rei), Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro (São Matheus), Professora Adalgisa de Barros (Jardim Aeroporto) e na Professora Maria da Cunha Bruno (Jardim Primavera). O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que o Exame Certificador é um dos pilares da política de educação de jovens e adultos do Plano EducAção 10 Anos.

“Ele se alinha com as metas do governo em melhorar a qualidade da educação, particularmente para aqueles que foram historicamente marginalizados. Assim, o plano abriga iniciativas que promovem a capacitação contínua da população”, completa. O secretário destaca que, com o Exame Certificador, o Estado está investindo na capacitação e formação de sua população, fortalecendo a educação inclusiva e garantindo que todos tenham a chance de uma segunda oportunidade. Na avaliação dele, essa iniciativa é uma prova de que o governo está comprometido em proporcionar um futuro melhor para seus cidadãos.

“Com o comprometimento da Secretaria de Educação e a participação ativa da sociedade, o Exame Certificador tem se consolidado como uma importante iniciativa para a educação, proporcionando uma segunda chance para aqueles que desejam concluir seus estudos e conquistar um futuro melhor”, finaliza o secretário.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE