PUBLICIDADE

Estudantes de MT têm até 4ª para efetivar matrícula no programa Parlamento Jovem Brasileiro

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Estudantes que se inscreveram para a 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro têm até quarta-feira para efetivar a matrícula no site do programa, promovido pela Câmara dos Deputados. A data marca o início a etapa local do programa, que contará com uma jornada de aprendizagem cidadã a ser realizada na plataforma de cursos da Câmara.

“A efetivação da matrícula é feita a partir de um link que cada inscrito recebeu na sua conta de e-mail. É importante que todos os estudantes que se inscreveram para o programa concluam a matrícula, para que possam acessao ao curso”, explica Valtricia Frozi, da Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc.

Segundo ela, de Mato Grosso participarão 40 jovens com idade entre 16 e 22 anos, selecionados entre os que se inscreveram e que estão matriculados nos Ensinos Médio e Técnico Integrado ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Estadual de Ensino. De todo o país serão 1.080 jovens nesta edição.

Na etapa local, que ocorre entre 26 de julho e 10 de setembro, os estudantes participarão da jornada de aprendizagem, que se inicia com pesquisa sobre políticas públicas municipais, estaduais e nacionais relacionadas ao aspecto do tema que foi escolhido. Nessa fase exploratória também deve ser feita uma escuta de outros jovens do mesmo município, bairro ou cidade, para entender melhor a realidade e compreender as necessidades, os anseios e as propostas da juventude local.

A etapa estadual ocorre 23 de outubro a 10 de novembro, quando será realizada votação popular das propostas apresentadas pelos estudantes da rede, além de avaliações de especialistas indicados pela organização. “Nessa fase, o estudante terá a oportunidade de sintetizar seus aprendizados em um discurso, ampliando sua voz e representando outros jovens de seu estado”, resume Valtricia.

Já na etapa final, prevista para ocorrer de 5 a 7 de dezembro, em Brasília, o desafio é ampliar as vozes da juventude de todos os estados brasileiros, elaborando a “Carta do PJB à Câmara dos Deputados”. O legislativo irá custear para os jovens selecionados e seus professores apoiadores as despesas de passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte para o evento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE