A oportunidade de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos ou a imersão de uma semana na Embaixada do país norte-americano, em Brasília, avançou para dois alunos de escolas estaduais de Mato Grosso. Eles passaram pela prova oral de inglês e estão entre os quatro finalistas de Mato Grosso no programa Jovens Embaixadores.
Djeison Rique Barazetti está no 4º ano com formação em informática na escola estadual Dom Bosco, em Lucas do Rio Verde. Já Guilherme Eduardo Rocha Silva, um dos mais novos do grupo de nove alunos que participou das últimas fases de seleção, nesta semana, estuda o 1º ano na escola estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, em Colíder.
Outras duas alunas do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT), Bruna Eduarda Markmann de Souza e Daniela Marina da Silva Ananias, também passaram para a próxima fase. Agora com jovens de todo pais concorrem a 50 vagas para uma viagem aos Estados Unidos. A decisão será da Embaixada do Estados Unidos. Dos quatro estudantes, apenas um pode ser escolhido representante de Mato Grosso para o intercâmbio, que acontece em janeiro de 2016, os demais participarão da imersão em Brasília, em agosto do ano que vem.
A primeira seleção dos alunos foi uma prova escrita, realizada no início de setembro, com perguntas subjetivas em inglês. Ontem, os estudante passaram por uma prova oral em uma escola de inglês de Cuiabá.
A diretora pedagógica da instituição também colaboradora na correção da prova escrita, Laura Santiago, explica que durante as duas provas são avaliados: fluência, desenvoltura, perfil de liderança, entrosamento em grupo e até mesmo se os jovens são extrovertidos ou introvertidos.
Os quatro melhores classificados na prova oral Djeison, Guilherme, Bruna e Daniela receberam entre a terça e quarta-feira a visita de assessores pedagógicos. Os profissionais conversaram com as famílias, fotografaram e anexaram outras informações que serão avaliadas pela embaixada norte-americana para definir quem conquistará o direito de viajar aos EUA.