PUBLICIDADE

Estudantes devem escolher a “trilha de aprofundamento” que será cursada em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Os pais, responsáveis ou estudantes maiores de idade deverão, obrigatoriamente, informar, no ato da matrícula, qual será a Trilha de Aprofundamento da Área de Conhecimento ou a Trilha Aprofundamento em Educação Profissional Tecnológica (EPT) a ser cursada pelo esse ano, com a implementação do Novo Ensino Médio em Mato Grosso.  Esta escolha ocorrerá no processo de matrícula de novos estudantes em 62 das 525 escolas da rede estadual de ensino que ofertam o novo ensino médio.

A Trilha de Aprofundamento é a área de conhecimento em que o estudante deseja se desenvolver, de acordo com as habilidades ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, física e química), linguagens e suas tecnologias (português, inglês, educação física e arte), ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, sociologia e filosofia), matemática e suas tecnologias e educação profissional tecnológica.

O estudante poderá optar por adicionar uma trilha integrada, ou seja, com duas áreas do conhecimento, por exemplo: Ciências Humanas e Matemática, ou Linguagens e suas Tecnologias e Matemática, dependendo do que for disponibilizado por cada escola.

As matrículas para os novos alunos começam na próxima segunda-feira, nas escolas estaduais em Cuiabá e no período de 11 a 14 de janeiro de 2022, nas escolas dos demais municípios do Estado. Tanto a matrícula como a seleção da área de conhecimento, devem ser feitas diretamente no Portal Matrícula Web 2022.

A secretaria Estadual de Educação reforça que para efetuar a matrícula é necessário que os pais ou responsáveis já tenham realizado o cadastro de usuário pelo site da Secretaria Estadual de Educação. “A nossa orientação é para que as a famílias conversem com os estudantes antes, para que tenham definido a área em que pretende cursar, qual tem mais afinidade ou se identifique, pois é uma escolha muito importante e que auxiliará este estudante futuramente”, explicou o líder do Núcleo de Dados, Informações e Estatísticas, Rodrigo Jacob.

A lei que instituiu uma mudança na estrutura do ensino médio, além do novo modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento, houve a ampliação no tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para mil horas anuais.

Aliado à Base Nacional Comum Curricular, o Novo Ensino Médio proporciona ao estudante optar por uma formação técnica e profissionalizante, tendo como objetivo garantir uma educação de qualidade. Ele começa a ser implementado em Mato Grosso a partir deste ano para os alunos do 1º ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE