sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Estudante deficiente visual vence etapa de feira de ciências em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Com o projeto “Material Manipulável Para o Ensino das Funções Quadráticas Voltadas para Alunos Deficientes Visuais”, o aluno do ensino médio da escola estadual Nilza de Oliveira Pipino, Ricaom Vikitor, de 16 anos, foi o vencedor da modalidade juvenil da 7ª Feira de Ciência de Sinop. O estudo do adolescente, que é deficiente visual, teve como foco o ‘multiplano’, que é um material pedagógico utilizado para trabalhar operações matemáticas. O aluno vai, agora, para a etapa regional, que deve acontecer em Cuiabá.

“Foi um acontecimento muito especial. Quando se dedicamos por algo, procuramos o melhor e devido a isso encontramos o que se procura. Essa é uma prova de que a inclusão está avançando cada vez mais, principalmente na educação”, contou Ricaom, ao Só Notícias.

O estudante concorreu com outros competidores não-deficientes de 10 escolas públicas e privadas do município. “Meu sentimento é que, mesmo não vendo, estamos sendo mais vistos pela sociedades. Estão percebendo, que os deficientes também são capazes de se desenvolver”. “Nosso próximo passo, é lutar pela inclusão no mercado de trabalho e a educação é o começo de tudo”.

Já a professora de sala de recursos e orientadora de Ricaom, Lia Mara dos Santos, destacou que por meio do multiplano “os alunos com deficiência visual conseguem estudar matemática com mais facilidade, e motivação”.

O projeto foi desenvolvido por meio de parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, que disponibilizou um auxiliar no campo da matemática para colaborar com as pesquisas do estudante.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE