O gosto pela disciplina de língua portuguesa e pela literatura levou a estudante mato-grossense Valéria Silva Figueiredo, 14 anos, bem longe. Ela é uma das semi-finalistas do concurso Soletrando, organizado pelo programa Caldeirão do Huck, na Globo. Valéria é aluna da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e disputou a oitava etapa da competição, que foi ao ar no ultimo sábado, com duas estudantes dos estados do Rio Grande do Norte e Piauí.
A etapa foi uma das mais curta desta segunda edição do Soletrando, cujo prêmio final são R$ 100 mil para que o vencedor invista em sua educação. Na primeira rodada, tudo parecia que ia acabar em uma grande e longa disputa. Mas logo na segunda rodada, a piauiense Francisca Sousa, errou a palavra “sideral”, trocando o “s” pelo “c” e Beatriz Avelino, do Rio Grande do Norte também acabou eliminada, errando a palavra “coalizão”, trocando o “z” por um “s”. Ótimo para Valéria, que acabou se tornando a oitava semifinalista da competição.
A estudante mora com os pais e a irmã em Vera. Na escola que freqüenta, ela diz que o que mais gosta é a realização da amostra de conhecimento.
O maior sonho profissional de Valéria é se tornar fisioterapeuta e, para ela, a cultura e os pontos turísticos são o que de melhor existe em Mato Grosso.