sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Estudante da UFMT será embaixadora brasileira em evento na Universidade de Harvard

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A estudante Marina Carvalho Martinho, do terceiro ano do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) do Câmpus do Araguaia e em mobilidade acadêmica no Câmpus de Cuiabá, foi uma das dez brasileiras selecionadas pelo Programa de Embaixadores 2019 do “Brazil Conference at Harvard e MIT 2019”, que será realizado na Universidade de Harvard entre 5 e 7 de abril. Foram selecionados, entre sete mil candidatos, 10 universitários brasileiros e, dentre eles, apenas dois do Centro-Oeste.

Segundo a estudante, essa foi a terceira vez que ela se candidatou para participar do evento. “Quando saí do ensino médio, participei do Startup Weekend, no Insper, em São Paulo, com a ideia de trazer o evento para Cuiabá. Durante a realização na cidade, conheci uma menina do Movimento Choice, que é um movimento de universitários que falam sobre negócios de impacto social. Eu me interessei muito, me inscrevi e fui embaixadora. Neste período fiz várias palestras, inclusive em Cuiabá e até no Choice Day, que foi realizado na Arena Pantanal. Com isso, foram surgindo outras oportunidades, inclusive a Brazil Conference. Conheci uma das meninas que já havia sido embaixadora e ela me falou que achava que seria bacana me inscrever. Li sobre e decidi participar”, relata.

A vontade que a levou a concorrer tantas vezes é motivada por um sonho: mudar o mundo. “Sempre fui de querer dar para as pessoas algo melhor ou dividir o que tenho, ou conheço. Via que a Brazil Conference era uma oportunidade de dar um passo a mais. Enquanto estou aqui no Brasil, no Centro-Oeste, estou fazendo a diferença e trazendo caminhos para nós conseguirmos solucionar os problemas, mas na hora que eu dou um passo maior e vou para algo que está lá fora, em Harvard, no MIT, posso aprender mais e trazer para a realidade do Centro-Oeste e da UFMT tudo que aprender lá”, explica, acrescentando que essa é, também, uma ponte para que outros estudantes da UFMT participem do evento no futuro. “Acredito que nós precisamos dessa visibilidade”, completa.

Marina Martinho conta que a experiência que será vivenciada pode impactar sua vida acadêmica. Um dos aspectos é no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A estudante explica que participar de uma conferência desse porte pode dar uma visão maior de temas que possam ser discutidos. “São temas que podem abrir muitas portas para outras discussões ou mostrar mesmo que uma determinada situação brasileira possa ser resolvida com o Direito. Acredito que o curso é muito grandioso e pode solucionar muita coisa. Além disso, acredito que, para a questão de projeto de pesquisa e tudo o mais, pode trazer temas, criar novos grupos”, afirma.

A secretária de Relações Internacionais, professora Irene Cristina de Mello, destaca que a participação da estudante é importante para a UFMT. “Para a universidade é importante ter a participação de uma estudante em nível de graduação em experiência internacional tão relevante, promovida por uma das melhores universidades do mundo. Isso demonstra que a nossa instituição, mediante seus estudantes, técnicos e docentes, encontra-se preparada para uma participação mais ativa em nível internacional, seja por possuir bons projetos científicos, boas práticas acadêmicas ou mesmo excelentes ideias, capazes de promover discussões e ações que ajudem a melhorar a realidade mato-grossense, brasileira e mundial. A participação da Marina Martinho incentiva outros estudantes a buscarem desempenhar papel de liderança e transformador na sociedade”, expõe.

A estudante, por sua vez, explica que a Brazil Conference quer que os embaixadores promovam a participação, ainda que virtual, das universidades. “Temos à disposição os links das palestras e a ideia é transmitir o conteúdo ao vivo para um grupo para gerar discussão. Acredito que isso é grandioso para nós e a professora Irene Mello também achou e estamos nos movimentando para uma participação bem ativa da UFMT na Brazil Conference e, quando eu voltar, poder falar sobre todos os temas que foram discutidos”, finaliza.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE