As matrículas para o maior cursinho pré-vestibular de Mato Grosso, o MT Pré-vestibular, já estão abertas e vão até a 8 de maio. As aulas irão começar simultaneamente em 25 municípios no dia 18 de maio. A lista dos aprovados na prova de seleção está disponível no site da Secitec. Em Cuiabá as matrículas estão sendo feitas na Uniorka, avenida principal do bairro Morada do Ouro número 17. Já no interior do Estado acontecem nos mesmos postos onde aconteceram as inscrições para a prova de seleção, geralmente prefeituras e secretarias de Educação.
Cerca de 26 mil pessoas realizaram a prova concorrendo as dez mil vagas do MT Pré-vestibular, sendo 22 mil se classificaram. Foi a grande procura, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, que levou a estender o período de matrícula, criando ainda a segunda chamada. “Após o dia oito de maio veremos se existem vagas sobrando, de aprovados que não efetuaram a matrícula. Então entre os dias 11 e 14 de maio faremos uma segunda chamada para os melhores classificados após os aprovados”. No ato da matrícula o aluno receberá informações sobre o local de onde assistirá as aulas, somente na capital serão 30 salas espalhadas por 30 bairros.
Para efetuar a matrícula é necessário levar os documentos pessoais, comprovante de residência e informar a renda financeira da família. Em casos de empate entre candidatos o primeiro critério avaliado é o da renda da família, sendo levado em conta o de menor renda. O segundo critério será a idade do candidato.
As aulas serão todas ministradas por meio de vídeo conferência. A sede ficará na capital onde o professor fará ao vivo sua aula. Em cada das salas de aula em todo o Estado um monitor acompanhará a turma e encaminhará via internet as dúvidas para a central de dúvidas, que opta conforme o questionamento, em responder individualizado para o aluno que fez a pergunta ou repassar para o professor responder ao vivo para todos os alunos. “Lembrando que a central de dúvidas pela internet irá funcionar de segunda-feira a sexta-feira das 14 às 19 horas somente pela internet”, explicou o secretário. Uma vez por mês um professor fará uma aula presencial em todas as salas de aula. É mais uma oportunidade que os alunos terão de retirar suas dúvidas.