sexta-feira, 29/março/2024
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Escolas de Sinop e outras cidades de MT receberão recursos para hortas pedagógicas

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Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

O Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Educação (Seduc-MT) e de Agricultura Familiar (Seaf), divulgou a lista das 151 escolas que tiveram os projetos aprovados para implementar o “Projeto Horta Pedagógica Escolar” em 2021 e 2022. Os investimentos serão na ordem de R$ 1 milhão e o objetivo é fomentar a agricultura familiar e o empreendedorismo na rede estadual de educação.

No Nortão, receberão o projeto as escolas do campo Guimarães Rosa e Boa Esperança (Alta Floresta), Frei Caneca (Carlinda), Nova União e Ivone Borkwski de Lima (Nova Canaã do Norte), São Pedro (Paranaíta), Johannes Henning (Nova Mutum), Cecília de Castro (Juara), Renato Spinelli (Porto dos Gaúchos), Jonas Pinheiro (Matupá), Lucas Toniazo e Terra Nova (Terra Nova do Norte), Nova Galileia, Palmital e Cafenorte (Colíder), Renee Menezes e Carlos Drummond de Andrade (Sinop) e Cristiano Araújo (Sorriso). 

Já as escolas urbanas do Nortão que terão as hortas são a Antônio Paes de Barros (Colíder), Daury Riva e Oscar Soares (Juara), Angelo Nadin e Luiz Carlos Ceconello (Lucas do Rio Verde), José Aparecido Ribeiro (Nova Mutum), Rosmay Kara José (Novo Horizonte do Norte), Alfredo Treuherz (Tabaporã) e Zeni Vieira (Sinop). 

Em Brasnorte, a unidade urbana com sala anexa do campo Ewaldo Meyer Roderjan também receberá o recurso. Já nas comunidades indígenas o projeto será implantado na escola estadual Ikpeng, em Feliz Natal. 

Das 151 unidades escolares, 149 receberão o valor de R$ 6,5 mil cada. As duas unidades escolares agrícolas (Jaraguá e Terra Nova), que possuem ensino específico de Agroecologia, receberão R$ 15 mil cada.

Como foco pedagógico, o projeto tem o intuito de contribuir com os estudantes no desenvolvimento das aprendizagens essenciais do conhecimento e nas atitudes e valores que garantam o protagonismo juvenil, a formação integral, a autonomia para a construção do projeto de vida e a qualificação para o mercado de trabalho.   

A proposta também visa valorizar a agricultura familiar, o empreendedorismo, a vivência e o contato com os recursos naturais, a postura responsável diante do meio ambiente, os conhecimentos técnicos sobre instalação e manejo da horta, a qualidade nutricional dos estudantes e o cooperativismo. A responsabilidade da assessoria técnica, o acompanhamento, avaliação deste projeto, nas fases de implantação e execução, será dos técnicos da Seduc\Seaf.

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