O Governo do Estado firmou um convênio com a Microsoft para a utilização da Plataforma Office 365 nas escolas estaduais de Mato Grosso. A plataforma irá auxiliar estudantes, professores, alunos com deficiência, capacitações à distância, entre outras possibilidades, tudo sem gerar custos ao Estado. O termo de cooperação foi assinado, pelo governador Pedro Taques, pelo secretário de Educação, Marco Marrafon, e pelo diretor de Educação da Microsoft, Antônio Moraes.
Marrafon disse que a inovação é um dos pilares no Pró-Escolas, maior programa de investimentos da Seduc, e que a parceria surge para continuar quebrando as barreiras e facilitando o ensino. “Há uma obsessão da secretaria de Educação de Mato Grosso de entregar conteúdos e condições para que todos os estudantes da rede estadual possam competir com qualquer estudante da rede pública ou privada, do Brasil. E agora, com a Escola Digital, a plataforma Office 365 é uma realidade que já se constrói, é a transformação da educação por meio da tecnologia”, afirmou.
A parceria com a empresa ainda abre um mundo de possibilidades para a troca de conhecimento e colaboração da comunidade escolar, por meio de fóruns de discussão e ferramentas como o Skype com tradução simultânea. “Vimos exemplos de alunos trocando conhecimento com professores e estudantes de outras partes do mundo e tudo isto sendo feito a custo zero para o Estado, sem nenhum custo adicional”.
O software permitirá aos estudantes e educadores o acesso total aos principais produtos office, como Word, Excel, PowerPoint e OneNote além de outros aplicativos combinados.
Conforme o representante da Microsoft, a parceria ainda contempla cursos e capacitações para os educadores. “Não basta disponibilizar a tecnologia, temos que dar o sentido pedagógico a ela. Ferramentas como esta trazem o aluno para mais perto das unidades”, afirmou o diretor de Educação.
Segundo ele, o software ainda conta com uma série de recursos que auxiliam na inclusão de alunos com dislexia ou deficiências físicas. “Temos diversos cases que podem ser utilizados e adaptados para a realidade local, como programas que auxiliam na leitura, entre outros”.
De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação da Seduc, Igor Serra Pereira, a plataforma será implementada no Estado em três estágios. “A primeira fase para o quadro gestor, nos Cefapros e Assessorias pedagógicas, em um segundo momento com a ajuda da Microsoft realiza a capacitação dos educadores e na terceira fase, quando chega de fato no aluno na sala de aula”.
Conforme o superintendente, o sistema também será integrado com o SigEduca, o atual sistema da Seduc, para facilitar ainda mais o acesso dos profissionais.
A informação é do Gabinete de Comunicação.