sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Escola Técnica em Sinop promove intercâmbio de informações da agricultura familiar

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Escola Técnica Estadual de Sinop realizou um intercâmbio de conhecimento e informações com a equipe da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) de Rondônia. A equipe destacou possibilidades de fortalecer a agricultura familiar e agroecológica a partir do processo de industrialização e comercialização dos produtos cultivados na unidade.

Segundo a pedagoga da escola, Maria Luiza Troian, bem como a equipe da Unicafes recebeu conteúdos, também apresentou produtos e processos inovadores. “Foi um verdadeiro intercâmbio de conteúdos e ações, pois recebemos informações e também mostramos como implantamos o projeto da Incubadora Social”.

Durante a visita a equipe da Unicafes apresentou alguns de seus produtos, da agricultura familiar e agroecológicos. Segundo o conselheiro presidente da organização, Sandro Souza da Silva, o encontro possibilitou relatos de experiências bem sucedidas e possibilidades de fortalecimento da produção de renda da agricultura familiar.

“Com este encontro poderemos prospectar novos parceiros para fortalecer o cooperativismo solidário, que a Unicafs representa, além de termos ficados muito gratos pelo trabalho executado pela escola, que realmente valoriza a produção saudável e oferece produtos bons para a sociedade”, ressaltou.

A unidade ampliou a ação da Incubadora, ao participar do projeto Gaia (Rede de Cooperação para a Sustentabilidade), que tem como objetivo propiciar a melhoria do processo de gestão para comercialização dos gêneros agroecológicos produzidos pelos agricultores familiares.

De acordo com a coordenadora do Gaia, Rafaella Arantes, o encontro foi importante para conhecer produtos e a dinâmica da agricultura familiar no estado vizinho. Na oportunidade ainda foram discutidos a possibilidade de se constituir uma feira de produtos agroecológicos na região.

“O objetivo do Gaia é construir um ecossistema sustentável na nossa região, contemplando desde a produção até a comercialização. Dessa forma, entendemos que a educação profissional tem papel fundamental nesse processo, possibilitando que os estudantes experimentem novas formas de se relacionar com o trabalho e as novas formas de produção e consumo que vem sendo demandadas no últimos anos”, disse a coordenadora do Gaia.

O projeto também conta com o apoio de outras instituições, como a Universidade Federal de Mato Grosso, a Universidade do Estado de Mato Grosso e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária .

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE