A escola estadual Daury Riva, em Juara, inaugurará o “laboratório interativo de matemática”, no dia 07 do próximo mês, para incentivar o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a experimentação matemática, informou, hoje, a assessoria do governo do Estado.
A proposta é resultado de discussões entre estudantes, professores e equipe gestora da unidade escolar, com a participação de parceiros, que identificaram a necessidade de um espaço destinado a práticas experimentais e ao uso de materiais didáticos específicos para o ensino da matemática. O projeto busca ampliar os recursos pedagógicos disponíveis, como kits de robótica, livros paradidáticos e jogos matemáticos, para alavancar o ensino da disciplina.
As ações previstas incluem a aquisição de jogos e materiais pedagógicos, o acompanhamento dos processos de compra e prestação de contas pelos estudantes bolsistas, e a realização de atividades de iniciação científica. O projeto prevê ainda a criação de um clube de matemática e a realização de feiras temáticas, abertas à comunidade, no espaço do novo laboratório.
Entre os objetivos do laboratório, estão o fortalecimento da identidade estudantil, o incentivo ao uso responsável dos espaços e materiais da escola e a ampliação do repertório matemático de estudantes e professores. A equipe também pretende divulgar os resultados em eventos científicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da secretaria estadual de Educação.
O projeto foi um dos contemplados no Programa Pesquisa e Inovação na Escola (PIE) que destina, através da Fapemat, recursos para compra de equipamentos e insumos para realização de pesquisas científicas, bolsas para o professor orientador do projeto e até três bolsas para estudantes.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.