PUBLICIDADE

Escola municipal de Sinop vence Prêmio Construindo a Nação

PUBLICIDADE

Desenvolver a cidadania de jovens e adultos, mostrando que, através do voto durante o período eleitoral, é possível mudar o destino de uma cidade ou país. Este foi o tema do projeto ‘Cidadania em Ação’, da Escola Municipal Jardim Paraíso (Sinop), vencedora do Prêmio Construindo a Nação 2008, na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 80 alunos da escola participaram do projeto, que teve até a simulação de uma eleição municipal, para que os envolvidos pudessem vivenciar de perto o processo, desde a campanha até a votação. “O resultado do projeto foi satisfatório, pois os alunos tiveram acesso a informações que antes não tinham e que oportunizaram uma eleição mais consciente para todos”, avalia a diretora da escola, Helena Maria Simionato.

Além da escola de Sinop, a Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, de São José dos Quatro Marcos e o Colégio Notre Dame de Lourdes, de Cuiabá, também foram os grandes vencedores do prêmio, nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio. O resultado foi divulgado hoje (01) pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e o Instituto da Cidadania Brasil, responsáveis pela execução do prêmio em Mato Grosso.

Realizado pelo segundo ano no Estado, o Prêmio Construindo a Nação teve a participação de 52 escolas públicas e privadas, dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, São José dos Quatro Marcos, Juína, Tabaporã, Nova Xavantina, Santa Carmem, Canarana, Nova Mutum, Tangará da Serra, Mirassol D’Oeste, Sinop, Sapezal, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Matupá, Colíder, Campo Verde, Figueirópolis D’Oeste, Sorriso, Pontes e Lacerda, Poxoréu, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo, Campo Novo do Parecis, Barra dos Garças, Terra Nova do Norte, Canabrava do Norte e Nortelândia.

O concurso reconhece e incentiva o exercício da cidadania nas escolas que realizam ações que envolvem a preservação ambiental, saúde, cultura, participação política, engajamento social, entre outros, que permitem à escola promover melhorias na comunidade escolar e na população que vive no entorno. “Este ano tivemos um crescimento no número de participantes, devido a divulgação que fizemos e também pela edição de 2007, que foi muito bem aceita entre as escolas”, afirma a coordenadora de Educação do Sesi-MT, Rosa Maria Gonçalves Brito. Segundo ela, o apoio às escolas participantes também foi maior este ano. “Elaboramos um manual para orientar o preenchimento dos projetos, facilitando a participação do nosso público-alvo”.

Para a assessora de projetos do Lions Clube Cuiabá Leste, Sebastiana Francisca Santana, que participa da comissão julgadora desde a primeira edição do prêmio em Mato Grosso, todas as escolas estão de parabéns. “São iniciativas maravilhosas que com certeza levam benefícios para todos os envolvidos nos projetos. O aprendizado que os alunos têm quando a escola desenvolve ações de cidadania é eterno, ele nunca esquecem. O incentivo que o Sesi-MT dá a essas instituições de ensino é fundamental para fomentar cada vez mais a prática de ações interessantes em sala de aula”, avalia Sebastiana.

A premiação, composta por certificado, troféu e placa de homenagem, está prevista para ser entregue em abril de 2009.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE