A escola estadual Nilza de Oliveira Pipino, desde o início do ano, realiza o projeto ‘momento de leitura’. Toda semana, alunos e funcionários páram por meia hora para se dedicarem à leitura de livros, jornais ou revistas. O projeto é feito em dias alternados, nos três períodos, revezando horários para não atrapalhar uma mesma disciplina.
O projeto foi apresentado pelos professores de linguagem à coordenadoria da escola, que aderiu a idéia, organizando o calendário escolar. O principal objetivo é desenvolver nos alunos o interesse pela leitura.
Quando as leituras começam, o portão da escola é fechado. “A comunidade não reclama sobre isso, pois apóia o projeto”, esclarece Deleni Martins, coordenadora pedagógica da escola. Pais e mães de alunos, que por acaso já estiverem na escola durante a atividade, são convidados a participar da leitura.
Como o projeto iniciou há pouco tempo, ainda não é possível avaliar sua repercussão no desempenho escolar. Porém, conforme a coordenadora, já é possível observar alguns aspectos positivos. “É visível, pelos comentários dos alunos, que o interesse pela leitura melhorou”, enfatiza a coordenadora. “Este interesse é visível também na procura de livros e revistas na biblioteca”, conclui.
A escola tem a intenção de adquirir mais livros para a biblioteca em função do aumento do número de leitores.
Outra estratégia é a produção de textos pelos alunos, que serão apresentados em uma ‘feira do conhecimento’.
Os trabalhos serão apresentados da seguinte forma: 5ª séries – produção de histórias em quadrinhos (gibis), 6ª séries – coletâneas de receitas (livro), 7ª séries – poemas (varal), 8ª séries – produção de texto a partir de imagens (painel). No ensino médio o 1° ano farão uma produção de textos publicitários (cartazes); 2° ano: produção de contos (livro ilustrado); 3° ano: artigo de opinião (varal) e para a 1ª fase do 2º ciclo: acróstico (varal).