Cento e vinte alunos da Escola Estadual Francisco Saldanha Neto, no município de Tabaporã realizaram, no dia 08 deste mês, apresentações de danças, peças teatrais e comidas típicas. A iniciativa faz parte do projeto Country Sertanejo que visa valorizar a história e cultura da região.
Para realizar as apresentações, que aconteceram na dependência da escola, os professores Cláudio Rampi Dias e Francisca Ferreira, juntamente com os alunos, fizeram uma extensa pesquisa sobre as danças, comidas típicas, modismo e músicas do estilo country. “O objetivo era descobrir onde, como, quando e porque surgiu o estilo country e como o mesmo foi imposto a sociedade brasileira”, frisou.
Cláudio explica que o Country foi criado nos Estados Unidos e com a globalização esse estilo se impôs sobre a cultura popular brasileira. “Somos obrigados a consumir uma cultura que não é nossa, permitindo que a nossa raiz, o estilo sertanejo, o modo de viver e falar do “caipira” se perca. Foi para mudar esta realidade que criamos este projeto, que busca valorizar os aspectos culturais, sociais e históricos da nossa região”.
Ele destaca que a iniciativa de pesquisar sobre o tema partiu dos próprios alunos que moravam ou moram no campo e gostam da música sertaneja e country. “Com a proximidade da tradicional Festa de Peão de Rodeio realizada na cidade, os estudantes queriam saber ao certo o que pertence à cultura brasileira, para que esta seja valorizada pelos estudantes e membros da comunidade”, finalizou.