sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Equipes de Mato Grosso vencem competição de robótica com soluções inovadoras

PUBLICIDADE

As equipes de robótica do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande subiram ao topo do pódio no Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, realizado nos dias 24 e 25, em Goiânia. A equipe Brotherhood conquistou o 1º lugar em Solução Inovadora e a Young Creators o 1º lugar em Estratégia e Inovação do Robô na etapa regional da competição, que reuniu 36 equipes de estudantes do Centro-Oeste, entre 9 a 16 anos.

Para a estudante Lívia Pessoa, de 14 anos, a competição foi emocionante. “Nós nos dedicamos muito e o nosso resultado foi por aquilo que merecíamos e nos esforçamos para fazer. Não consigo explicar a emoção de ouvir nosso nome sendo anunciado como 1º lugar. Tudo valeu a pena. Fico feliz por ter fechado minha história do melhor jeito possível, com as melhores pessoas e técnicos”, disse ela, que concluiu sua última participação no torneio como competidora da Brotherhood.

Integrante da Young Creators, Jeffisley Pereira, de 13 anos, disse que o troféu foi uma surpresa. “Ganhamos na categoria que menos esperávamos e isso com certeza fará parte da memória de todos nós a vida toda. Entrei na robótica pensando em melhorar meus defeitos e aperfeiçoar minhas qualidades, afinal a vida nos dá um passo, mas quem tem de andar somos nós. E acho que consegui”, conta.

O Projeto MORA (Monitoramento Racional da Água), da Equipe Young Creators, descobriu durante o período de pesquisas que boa parte do desperdício de água ocorre dentro de casa, como torneiras pingando, por exemplo. O gasto extra, que muitas vezes não é percebido, ganhou uma solução com o projeto da equipe, que desenvolveu o protótipo de um aplicativo de celular. Com ele, os consumidores poderiam coletar dados de consumo, identificar e estancar vazamentos, com um dispositivo instalado no cano mestre da caixa d`água.

Já a equipe Brotherhood apresentou o Projeto Cloringaçu, que utiliza uma solução, composta por sementes da planta Moringa e o Coco de Babaçu, com adicional de cloro, para limpar a água desperdiçada com o uso da máquina de lavar roupa. Assim, a proposta é utilizar a água descartada, com sabão e amaciante, que pode chegar a 200 litros dependendo da lavadora, armazená-la e aplicar a solução natural. Após o processo, a água poderia ser reutilizada para banho, descarga ou até mesmo para lavar roupa novamente.

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.

Criado em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO® Mindstorm®.

Reunidos em times de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE