O Ministério da Educação divulgou os resultados finais do censo escolar 2009. Os dados referem-se à matrícula inicial na creche, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio (incluindo o médio integrado e normal magistério), no ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos presencial e médio (incluindo a EJA integrada à educação profissional) das redes estaduais e municipais, urbanas e rurais em tempo parcial e integral e o total de matrículas nessas redes de ensino.
Constam no Diário Oficial dados parciais, já que são publicados apenas os números relativos aos segmentos que servem de base para o cálculo dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Ainda hoje o Inep divulgará a os dados completos, incluindo instituições federais e privadas, com recortes por unidade da Federação e informações de infraestrutura.
Em Mato Grosso, segundo a publicação, atualmente estão matriculados na educação infantil (creches + pré-escola), 86,8 mil estudantes. Só Notícias apurou que parte está vinculada às instituições que funcionam em regime parcial e demais em tempo integral. Este número é somatória das unidades estaduais, municipais inseridas nas áreas urbana e rural.
No ensino fundamental, por sua vez, há 247 mil alunos cursando os anos iniciais. Nos anos finais estudam 215,4 mil. Quando somadas as duas variáveis atinge-se a faixa de 462,4 mil matriculados. Atualmente estão no ensino médio mato-grossense 129,8 mil estudantes. No tocante ao EJA são 91,7 mil estudantes entre o ensino fundamental e médio.
O censo escolar é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.