As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) encerraram ontem com pouco mais de 6,2 milhões de participantes inscritos. O Sudeste teve maior número com 2.312.312 inscritos, seguida da região Nordeste, com 1.903.135. Já a região Sul apresentou 780.802 candidatos, seguido do Norte do país com 651.995 e o Centro-Oeste com 573.453 registros.
Os números por Estado ainda não foram disponibilizados, no entanto, até quinta-feira, Mato Grosso tinha pouco mais de 133 mil participantes. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A taxa de inscrição, de R$ 35, pode ser paga até segunda-feira nas agências do Banco do Brasil.
O Enem, conforme Só Notícias informou, passou a ser usado como ferramenta nos vestibulares das universidades federais ou como fase única ou como parte do processo. O exame é usado também para os interessados com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio de maneira regular, finalizar esta etapa e garantir a certificação.
A participação no exame é pré-requisito, ainda, para estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.