A 11º edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo, em todo o país. A expectativa é de que mais de quatro milhões de estudantes faças as provas. Em Mato Grosso, serão 219 locais de prova, localizados em 67 municípios. A prova terá a duração de cinco horas e os alunos devem ficar atentos para não confundir o horário oficial de divulgação do exame com a hora local. No estado, as provas ocorrem das 12 às 17h e os alunos devem comparecer ao local uma hora antes.
Quem ainda não souber o local da prova deve fazer a consulta no site do Enem. A participação no Enem é um dos requisitos para a obtenção de bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni). Atualmente já são mais de 500 instituições de Ensino Superior que utilizam o exame como critério de avaliação.
Para fazer a prova, o aluno deve levar obrigatoriamente os seguintes materiais: carteira de identidade que tenha foto; comprovante de inscrição (foi remetido pelos Correios – na ausência deste, o comprovante de entrega da ficha); folha de respostas do Questionário Socioeconômico (já preenchido); lápis preto n.º 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia.
O estudante não deve levar ao local de prova qualquer tipo de material de consulta, de cálculo, de comunicação (telefone celular, pager e bip), walkman ou gravador. Ninguém poderá sair do local antes de decorridas pelo menos duas horas. Somente a partir de quatro horas é que os participantes vão poder sair do recinto com o caderno de questões.
A prova do Enem consistirá de 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Esta deve ser em texto de prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. A estimativa é de que os resultados das provas sejam enviados pelos Correios a partir da segunda quinzena de novembro.