sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Encontro discutirá Projeto Político Pedagógico e trabalho do coordenador escolar em MT

PUBLICIDADE

Os 11 municípios que compõem o polo do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Cuiabá participarão de um encontro, cujo tema é “Diversidades em Pauta”. O objetivo é discutir o atendimento das especificidades e modalidades educacionais que envolvem a educação escolar indígena, de jovens e adultos, do campo, especial, ambiental, das Diversidades (educação em direitos humanos, relações étnico-raciais, quilombola, relações de gênero, diversidade sexual e diversidade religiosa).

O evento, que ocorre entre os dias 2 e 6 de maio, em um hotel da capital, destina-se aos coordenadores que atuarão no biênio 2016/2017 e assessores pedagógicos e formadores do Cefapro da capital. De acordo com a previsão, mais de 300 participantes estarão reunidos.

“O objetivo deste encontro é orientar sobre a política das diversidades educacionais, afim de implementar a Política Pedagógica Educacional das especificidades da Educação Básica junto às unidades escolares, com vistas a melhoria da proficiência, a redução dos índices de analfabetismo em Mato Grosso e a Valorização das Diversidades”, explicou a superintende de Diversidades Educacionais, da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Gonçalina Eva de Almeida.

Considerando que a proposta do evento é a reelaboração do Projeto Político Pedagógico e do Plano de trabalho do Coordenador/Coordenadora, a orientação dos organizadores é para que os profissionais envolvidos tragam o PPP de 2015 e a proposta de 2016 caso já a tenham. Ou seja, o Projeto Político da Escola e o Plano de Ação para o biênio 2016/2017.

Para viabilizar a participação dos representantes das unidades escolares do polo de Cuiabá, bem como assegurar a continuidade dos trabalhos pedagógicos, foram definidos alguns critérios. Ou seja, escolas urbanas e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) com até três coordenadores serão representadas por um deles; escolas com quatro coordenadores, participam dois; as unidades que atendem a modalidade EJA deverão dar preferência ao coordenador que atende à demanda.

No caso das escolas do campo com dois coordenadores, ambos participam. Escolas Indígenas participa com um coordenador cada; as unidades quilombolas, com dois coordenadores, sendo um da sede e um que realize a orientação nas salas anexas. Em relação aos assessores pedagógicos serão um representante de cada município. E todos os formadores que integram o Cefapro de Cuiabá.

A expectativa é de que o encontro promova momentos profícuos de aprendizagem e que seja o início ou a retomada dos diálogos em prol da garantia do direito a educação de qualidade. “É muito importante que a escola se organize e envie um representante e que este seja um multiplicador do conhecimento no ambiente de trabalho”, frisou a superintendente.

O polo de Cuiabá integra os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Férias da rede estadual em Mato Grosso iniciam na próxima semana

As férias escolares nas 648 escolas da Rede Estadual...

Creche que atende 300 alunos será restaurada em Nova Mutum; R$ 1,4 milhão

A prefeitura fará, dia 18, concorrência pública para selecionar...
PUBLICIDADE